O boletim ACCPR em Foco é um espaço reservado na área de notícias dos portais da entidade e do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR) para divulgar notícias, entrevistas, artigos e eventos dessa entidade que, além de promover o desenvolvimento e a valorização da profissão contábil, fomenta a pesquisa e a atualização dos profissionais da área.
CRCPR Online: Qual é sua formação, experiência profissional e trajetória acadêmica?
Mário Elmir Berti (MEB): Iniciei minha carreira como bancário. Depois, como técnico em contabilidade, tive a oportunidade de trabalhar em uma empresa de médio porte, e posteriormente, em 1976, montei minha própria empresa de contabilidade, onde atuo até hoje. Também sou autor de livros, e ao longo da minha carreira, palestrei em inúmeros eventos de contabilidade. Fui convidado tomar posse da Cadeira nº 29 da Academia pelo meu eterno amigo Gilberto Nassif, e considero uma grande honra.
CRCPR Online: Quais são os principais desafios para a profissão?
MEB: A profissão contábil ainda pode ser considerada como altamente promissora, dado o leque de opções que oferece. No entanto, deve-se ressaltar que, assim como em qualquer profissão, a contabilidade exige constante aprimoramento e investimento permanente no conhecimento. Poucos conseguem atingir estes objetivos na sua plenitude. Mas, a estes, é dado o privilégio do sucesso.
CRCPR Online: Que conselhos daria para alguém ingressando na área contábil?
MEB: Um dos princípios fundamentais da profissão é agir com extrema ética profissional. O mercado separa os bons dos maus profissionais pela sua competência, notório saber, mas especialmente, pela conduta moral e ética. Não seja egoísta, compartilhe sua experiência com os colegas de profissão, lembrando que o favor de hoje pode ser o encontro de uma solução que te interessa no futuro. Não se iniba em pedir informações e orientações. Nunca queira subir na profissão “pisando na cabeça dos seus colegas”. Também ressalto a importância da participação nas entidades de classe, pois são elas que lutam pelas nossas prerrogativas e buscam soluções sobre a legislação, medidas provisórias e decretos-leis.
CRCPR Online: Como o senhor vê o futuro da contabilidade?
MEB: Mesmo com o avanço extraordinário da informática, que a cada dia nos surpreende com inovações, o bom senso, a sabedoria e a capacidade de raciocínio do homem nunca serão substituídas pela máquina. Cabe a nós, profissionais da contabilidade, investirmos ainda mais em conhecimento e busca constante para fazer da informática nossa aliada, não inimiga. Nenhum empreendimento caminha para o sucesso sem a presença de um profissional contábil bem-preparado.
Reprodução permitida desde que citada a fonte.