O boletim ACCPR em Foco é um espaço reservado na área de notícias dos portais da entidade e do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CPRCPR) para divulgar notícias, entrevistas, artigos e eventos dessa entidade que, além de promover o desenvolvimento e a valorização da profissão contábil, fomenta a pesquisa e a atualização dos profissionais da área.

Laudelino Jochem

Nesta entrevista, conheça a trajetória de Laudelino Jochem, vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CRCPR e acadêmico da Academia de Ciências Contábeis do Paraná (ACCPR), que ocupa a Cadeira de nº 28.

CRCPR Online: Qual é sua formação, experiência profissional e trajetória acadêmica?

Laudelino Jochem (LJ): Sou graduado em Ciências Contábeis, com diversas especializações na área contábil e em áreas afins. Sou empresário há mais de 35 anos, atuando no segmento de contabilidade em geral, consultoria, avaliação de empresas e apuração de haveres. Também me dedico à realização de treinamentos e palestras em eventos nacionais. Sou escritor, com 17 livros publicados nas áreas de normas contábeis, finanças pessoais, gestão de empresas contábeis, tributos federais, ética, compliance, entre outros temas. Sou vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CRCPR, fui presidente do Conselho, de 2020 a 2023, e já atuei em diversas áreas da entidade. Ingressei na ACCPR em 2023. Tenho muito orgulho de fazer parte de um grupo tão seleto de profissionais da contabilidade, que tanto contribuíram para a classe contábil e para a sociedade como um todo.

CRCPR Online: Quais são os principais desafios para a profissão?

LJ: Acompanhar o processo acelerado de evolução e mudança em que a contabilidade está inserida, pois tudo muda o tempo todo! Essa mudança traz grandes oportunidades para quem está disposto a manter-se atualizado dentro desta nova realidade.

CRCPR Online: Que conselhos daria para alguém ingressando na área contábil?

LJ: A contabilidade evoluiu muito nas últimas décadas, a tal ponto que se solidificou como uma das profissões mais importantes e impactantes na vida das pessoas e das empresas. Isso exige responsabilidade e conhecimento de cada profissional. Para quem está ingressando no segmento, é importante ressaltar o papel cada vez mais relevante dos profissionais contábeis no que diz respeito à sua responsabilidade dentro da sociedade. Quase tudo passa pelas mãos dos profissionais contábeis. O sucesso profissional, tão discutido no segmento contábil, está diretamente relacionado ao desenvolvimento contínuo do profissional em habilidades e conhecimentos indispensáveis. Nesse sentido, vale lembrar que a busca por conhecimento e o aperfeiçoamento constante devem ser as linhas mestras daqueles que almejam voos altos e duradouros.

CRCPR Online: Como o senhor vê o futuro da contabilidade?

LJ: Vejo a contabilidade como uma ciência propulsora de empresas e pessoas a alcançarem voos cada vez mais altos. Sem a contabilidade, tanto empresas quanto as pessoas não conseguiriam prosperar.

Reprodução permitida desde que citada a fonte.