O boletim ACCPR em Foco é um espaço reservado na área de notícias dos portais da entidade e do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR) para divulgar notícias, entrevistas, artigos e eventos dessa entidade que, além de promover o desenvolvimento e a valorização da profissão contábil, fomenta a pesquisa e a atualização dos profissionais da área.

Nessa entrevista, conheça a trajetória de Antônio Carlos Doro, acadêmico da Academia de Ciências Contábeis do Paraná (ACCPR), que ocupa a cadeira de nº 03

Antônio Carlos Doro

CRCPR Online: Qual é sua formação, experiência profissional e trajetória acadêmica?

Antônio Carlos Doro (ACD): Sou formado em Ciências Contábeis e Administração de Empresas, com especialização em Auditoria, Perícia, e Legislação Tributária, Fiscal e Trabalhista. Iniciei minha carreira como auxiliar de contabilidade, tendo atuado como contador em mais de dez empresas e bancos privados. Fundador de um escritório de contabilidade e outro especializado em auditoria independente, também trabalho na área de perícias judiciais e extrajudiciais. Fui presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR) por dois mandatos, de 1998 a 2001, além de ter exercido os cargos de conselheiro e vice-presidente de Administração e Finanças do CRCPR, entre 1994 e 1999. Atuei ainda como vice-presidente de Administração do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), nos anos de 2004 e 2005. Em 2002, tomei posse na cadeira de nº 03 da Academia de Ciências Contábeis do Paraná (ACCPR).

CRCPR Online: Quais são os principais desafios para a profissão?

ACD: Além da concorrência desleal, há a forte interferência de grandes grupos econômicos, tanto nacionais quanto estrangeiros, que injetam capital no mercado, afetando diretamente o setor. As empresas de contabilidade online, que oferecem serviços limitados a preços reduzidos, também desvalorizam o trabalho do contador. Outro ponto que merece destaque é a escassez de profissionais qualificados para lidar com os desafios da área fiscal nos escritórios de contabilidade. Embora a demanda por esses profissionais seja alta, é raro encontrá-los disponíveis no mercado, o que eleva os salários em comparação aos honorários contábeis que os clientes estão dispostos a pagar. Reconheço que essa é uma questão de mercado, mas vejo uma oportunidade a ser explorada na formação e qualificação desses profissionais, algo que as entidades contábeis ainda fazem de maneira insuficiente diante do vasto potencial do mercado brasileiro. Além disso, enfrentamos desafios como a intensa concorrência por preços competitivos, as mudanças desenfreadas na legislação e a constante evolução da tecnologia.

CRCPR Online: Que conselhos daria para alguém ingressando na área contábil?

ACD: A profissão de contador exige que o profissional busque constantemente novos conhecimentos e mantenha-se atualizado. Além da formação básica, é desejável que o contador possua habilidades complementares, como fluência em idiomas e cursos adicionais nas áreas de Direito, Economia e Administração. Especializações em auditoria, contabilidade pública e outros segmentos da contabilidade também são altamente recomendadas para aprimorar a formação e a competitividade no mercado.

CRCPR Online: Como o senhor vê o futuro da contabilidade?

ACDO mercado contábil enfrenta diversos desafios que exigem uma atualização profissional contínua, especialmente diante das inovações tecnológicas e das normas profissionais que avançaram em nível mundial, como a adoção e a equiparação das Normas Brasileiras de Contabilidade às International Financial Reporting Standards (IFRS). Portanto, o contador precisa evoluir constantemente, reconhecendo que a graduação por si só já não é mais suficiente.

Reprodução permitida desde que citada a fonte.