O boletim ACCPR em Foco é um espaço reservado na área de notícias dos portais da entidade e do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR) para divulgar notícias, entrevistas, artigos e eventos dessa entidade que, além de promover o desenvolvimento e a valorização da profissão contábil, fomenta a pesquisa e a atualização dos profissionais da área.

Aderbal Nicolas Müller

CRCPR Online: Qual é sua formação, experiência profissional e trajetória acadêmica?

Aderbal Nicolas Müller (ANM): Sou formado em Ciências Contábeis e pós-graduado em Finanças. Atuei como professor de graduação de 1995 a 2021, tendo sido coordenador do da graduação e de pós-graduações em Ciências Contábeis. Iniciei minha carreira em um escritório contábil e, com a teoria absorvida na academia, escrevi mais de 15 livros técnicos nas áreas de auditoria, matemática financeira, finanças, avaliação de empresas e perícia. Há 18 anos, também me dedico à perícia judicial, em mais de 70 municípios no Paraná. Atendo à Fazenda Pública e varas cíveis também na cidade de São Paulo. Durante muitos anos, atuei na Justiça Federal no Paraná e em São Paulo, principalmente em execuções fiscais. Estou desenvolvendo novos livros e obras, com a finalidade de manter minha singela contribuição com a área contábil. Em novembro, deve ser lançado um livro da Associação dos Peritos Judiciais do Estado de São Paulo (APEJESP), no qual escrevi um capítulo sobre a atuação do Assistente Técnico em Processos Judiciais contra a Fazenda Pública. Também estou trabalhando em uma obra sobre Perícia Contábil Judicial. Fui indicado pelo acadêmico Vicente Pacheco para participar da ACCPR, em 2010, e sinto-me muito honrado pela convivência com personalidades acadêmicas relevantes.

CRCPR Online: Que conselhos daria para alguém ingressando na área contábil?

ANM: A educação profissional continuada, a constante aquisição de novos conhecimentos e a construção de relacionamentos e contatos são extremamente importantes para a ampliação das possibilidades profissionais. Existem diversas carreiras, no serviço público, no magistério superior e em outras vertentes que permitem desenvolvimento significativo e aprimoramento contínuo.

CRCPR Online: Como o senhor vê o futuro da contabilidade?

ANM: Imagino que a tendência seja a redução da abrangência fiscal, dada a automatização e integração dos sistemas de controles governamentais. O Imposto de Renda, por exemplo, pode ser gerado pela Receita Federal e encaminhado apenas para conferência dos contribuintes, dado que os Rendimentos, as Retenções na Fonte, as transações imobiliárias e tantas outras informações, já estão informadas. Além disto temos as informações no Banco Central e as transações com Cartão de Crédito, totalmente controladas. A Contabilidade então terá um espaço bem mais amplo, com diversas outras atividades, como Auditoria, Perícias, Avaliações de Empresas, Fusões & Aquisições, Análises de Resultado e Performance, Elaboração de Orçamentos e de Planos de Negócio, entre tantas outras.

Reprodução permitida desde que citada a fonte.