A abertura de filiais de empresas em estados fora da sede passa a ser instantânea. Conforme Instrução Normativa nº 66, por meio da integração digital das juntas comerciais o registro pode ser feito diretamente na Junta Comercial da Matriz, em minutos. Este foi o tema de evento realizado em Brasília, no último dia 7 de novembro, pela Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital, no qual o presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR) e também presidente da Junta Comercial do Paraná (Jucepar), Marcos Rigoni, participou buscando soluções mais rápidas para processos de empresas. Abertura, alterações, transferências de sede e extinções em âmbito interestadual também passam a ser automáticos. "Esta foi mais uma etapa da simplificação no processo de filiais e mais uma conquista para a agilidade dos processos", explica o presidente Marcos Rigoni, que tem trabalhado constantemente para a melhoria da Jucepar.
Anteriormente, os processos de abertura de filias em outros estados poderia demorar várias semanas e era necessário que o empresário fosse até a Junta Comercial da matriz, fizesse uma alteração contratual, aguardasse sua aprovação, para só então fazer o registro na Junta Comercial da cidade da filial. Caso fossem várias cidades, o processo exigia a abertura nas diversas Juntas Comerciais, o que encarecia os custos de logística das empresas.
A modernização da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim) possibilitará a troca de informações entre as juntas comerciais e órgãos públicos. A ação é apoiada também pela Receita Federal, Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas e Empresas (Sebrae).