Na manhã de terça-feira (25), o Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR) sediou sua 1420ª Reunião Plenária. O encontro, que aconteceu na sede da entidade, em Curitiba, foi conduzido pelo presidente, Everson Breda Carlin, e, no âmbito do Programa Sala de Visitas CRCPR, recebeu a participação do vice-prefeito de Curitiba e secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Paulo Martins. A reunião contou ainda com a presença do presidente do Centro de Integração Empresa Escola do Paraná (CIEE/PR), Antoninho Caron; integrantes do Conselho Diretor; conselheiros; funcionários; e coordenadores de Comissões de Trabalho.
A Plenária teve início com o julgamento de processos e a aprovação das atas das reuniões das câmaras e do Conselho Diretor. Além disso, foram apresentados diversos projetos do CRCPR das áreas de Fiscalização, Registro e Desenvolvimento Profissional, bem como suas atividades mensais.
“Em breve, implementaremos uma mudança cultural importante: eliminaremos a exigência de alvará para mais de 1.200 atividades econômicas de médio risco”, afirmou o vice-prefeito de Curitiba e secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Paulo Martins, ressaltando o impacto direto da medida na simplificação para empresas e profissionais liberais.
“Nosso propósito é aproximar o Conselho da Prefeitura em prol do contador, garantindo que o profissional contábil tenha mais acesso, mais clareza e melhores condições de atuação”, explicou Everson Breda Carlin.
“Temos discutido conquistas importantes, como a redução do ISS fixo para profissionais autônomos, a possibilidade de emissão do ISS para escritórios no centro da cidade e a criação de canais prioritários de atendimento ao contador na Prefeitura de Curitiba”, enfatizou a vereadora e conselheira suplente do CRCPR, Indiara Barbosa, ressaltando na conversa com Martins os avanços recentes na legislação municipal e nas tratativas com o setor.
Um dos destaques da reunião foi a assinatura do Acordo de Cooperação Técnica com o CIEE/PR. O documento contempla a divulgação de atividades e programas, visando o interesse e o benefício mútuo em ações institucionais das entidades, sendo uma delas o fomento ao ingresso de estudantes na profissão contábil.
Além disto, no encontro foram discutidos o calendário de atividades do Conselho no próximo ano e deliberações sobre leilão de imóveis do Conselho. As mudanças no Programa de Educação Profissional Continuada do Conselho Federal de Contabilidade (PEPC-CFC) e os resultados das pesquisas sobre a atuação dos delegados representantes também foram pauta.
Homenagem 50+
Pelos seus mais de 50 anos de registro ativo e de serviços prestados à comunidade, o contador Santin Dorini foi homenageado pelo "Programa CRCPR 50+". A honraria celebra os profissionais contábeis do Paraná que acumulam mais de 50 anos ininterruptos de registro ativo, com o propósito de reconhecer e valorizar aqueles que dedicaram suas vidas, com mérito e comprometimento, à contabilidade.
A última Plenária do CRCPR em 2025 acontecerá em Curitiba, no dia 12 de dezembro.
Reprodução permitida, desde que citada a fonte.