No dia 28 de março, foi publicada a Resolução nº 1 do Conselho Nacional de Educação (CNE) que institui as novas diretrizes para o curso de Ciências Contábeis. As alterações implementadas entraram em vigor no dia 2 de maio

"Essa conquista é fruto do trabalho promovido pelo Sistema CFC/CRCs, liderado pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC), com o apoio das Academias de Ciências Contábeis e Instituições de Ensino Superior (IES)", comentou o vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CFC, José Donizete. "Trazer a excelência na formação desses profissionais é um bem para a profissão e também para toda a sociedade brasileira", complementou.

Os pontos principais de alteração têm como foco a mudança da abordagem prescritiva para a de competências. O curso passa a ser organizado com ênfase em desenvolvimento, habilidades e atitudes profissionais, sempre com vistas à concepção de desenvolvimento sustentável. Com a nova proposta, o trabalho de conclusão da graduação passa a ser opcional, e as atividades de extensão serão incluídas na grade curricular. Outra novidade diz respeito ao estágio supervisionado, que passa a ser obrigatório.

Atendendo a pedidos dos profissionais da classe contábil pela adequação, as mudanças prezam por espelhar os contextos organizacionais atuais, agregando aos acadêmicos pensamento lógico-científico, capacidade de atender às necessidades de informações das partes interessadas e participar de processo decisório dos diversos tipos de organizações. Além disso, desenvolve visão sistêmica, holística e humanista, incentiva a atuação com isenção, comprometimento e ceticismo profissional, de forma consciente de sua responsabilidade social, ambiental e de governança.

As mudanças não impactam o Exame de Suficiência, que continua sendo obrigatório (estabelecido pela Lei nº 12.249/2010, com regulamentação da Resolução nº 1.486/15) para a obtenção do registro profissional após a conclusão do curso.

A reprodução é permitida desde que citada a fonte.