Durante palestra gratuita organizada em conjunto pelo CRCPR e pela BDO Brazil, empresa multinacional de auditoria e consultoria tributária e financeira e controladoria, na manhã de quinta-feira (13), no mezanino do auditório Boleslau Slivianik, na sede da autarquia, em Curitiba, cerca de 40 participantes discurtiram o tema Aspectos Tributários: oportunidades e riscos.
Ao longo das três horas de duração do evento, os palestrantes Hugo Amano, sócio, e Juan Herrera, gerente, ambos da área tributária da BDO, da filial de São Paulo (SP) e Rodrigo Miranda, gerente inovação da empresa Global Approach Consulting (GAC), consultoria internacional focada em inovação e desempenho, falaram sobre a importância do compliance tributário nas empresas, as principais inconsistências da ECD/ECF, o incentivo à pesquisa, desenvolvimento e inovação tecnológica nas empresas e preços de transferência: principais pontos com a adesão do Brasil à OCDE.
Um dos pontos mais enfatizados durante as apresentações foi a recomendação aos profissionais da contabilidade para ter o cuidado de verificar informações fiscais e contábeis que podem ser cruzadas a partir de diferentes áreas do Sped antes do envio dos arquivos. "Temos verificado o crescimento do número de autuações. Muitas vezes, até por causa de ajustes do ERP utilizado, a Receita identifica divergências nas informações e gera automaticamente as autuações indistintamente, ocasionando multas e dores de cabeça para os contadores e clientes", explicou o contador e auditor Hugo Amano.
A abertura da palestra foi conduzida pelo presidente do CRCPR, Marcos Rigoni, que destacou as parcerias que a autarquia vem firmando com entidades contábeis e empresas de consultoria e capacitação para ampliar a diversidade de temas, a qualidade e a oferta de cursos e palestras em todo o Paraná, a fim de proporcionar mais oportunidades de atualização aos profissionais da contabilidade que atuam no Paraná. "Muitos dos eventos são gratuitos e a participação garante pontos no Programa de Educação Profissional Continuada do Conselho Federal de Contabilidade, cujo cumprimento é requerido a um número cada vez maior de segmentos da profissão.