Eleita dia 12 de novembro, Chapa União dos Contabilistas do Paraná apresenta propostas.
Eleita no último dia 12, com 17. 478 dos votos válidos - 88,32%, renovando dois terços do plenário do CRCPR, a Chapa União dos Contabilistas do Paraná apresenta abaixo as suas principais propostas para a gestão 2010/2011. ?É evidente que esses projetos serão implantados juntamente com outros tantos que por certo virão e que terão origem na competência, na experiência e no poder de realização de todos os componentes do novo plenário do CRCPR que assumirá em 2010 e que terá ainda o reforço dos companheiros das outras entidades contábeis, dos colegas em geral e da força de trabalho do nosso conselho, aqui me refiro ao corpo funcional, um dos mais qualificados do sistema CFC/CRCs para o nosso orgulho?, afirma o presidente o CRCPR, Paulo Caetano.
Sobre o elevado índice de aprovação, o presidente comenta: ?Quando se realiza um trabalho reconhecido pela classe contábil de todo o estado que, como conseqüência, deságua no entendimento, na união de idéias e esforços, sempre em busca do melhor para nossa profissão e para o país, uma segunda gestão frente a entidades como a nossa é extremamente benéfica e altamente produtiva, por propiciar o amadurecimento, a sedimentação, a conclusão e a operacionalização de antigos e novos projetos?.
Ele assinala que os esses dois anos em que está à frente do CRCPR têm uma avaliação excelente junto aos colegas contabilistas do estado, mas é imperativo destacar que grande parte desse tempo foi utilizada na conclusão de projetos de gestões anteriores e no aprofundamento do conhecimento sobre a própria entidade. ?Somente em uma segunda oportunidade é que, com maior autonomia e devidamente abalizados, poderemos estabelecer as metas, criar projetos, enfim, como se diz na gíria, dar a nossa cara à administração que assumimos?.
PROPOSTAS
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL CONTINUADA Os cursos, palestras, seminários, convenções e encontros deixarão de ser uma opção para o contabilista e se tornarão ferramenta de trabalho. O CRCPR bateu recordes na oferta desses eventos, disponibilizados gratuitamente ou com valores simbólicos. Nunca se destinou tantos recursos da entidade para esse fim e a intenção é intensificar cada vez mais, proporcionando ao profissional contábil e a seus colaboradores, treinamento de qualidade com a marca e a segurança do seu Conselho.
FISCALIZAÇÃO DIFERENCIADA De tempos em tempos, a fiscalização do exercício profissional ? premissa básica dos conselhos de classe - passa por inovações e adaptações. No CRCPR, este fato é quase que diário e a fiscalização que empreendemos tem como intuito maior a proteção da sociedade contra os maus profissionais, o que, por conseqüência, valoriza sobremaneira os bons contabilistas. Nossa fiscalização é diferenciada no sentido de ser mais orientativa do que punitiva, mas sem esquecer de ser rigorosa quando necessário. Nossos inspetores fiscais são treinados, reciclados e absolutamente aptos a lidar com o poder que a legislação concede ao CRCPR, no que tange à fiscalização. Vamos intensificar os trabalhos onde há mais problemas, estatisticamente comprovados, e assim otimizar nossa força nesse quesito. A fiscalização do CRCPR é parceira do contabilista ... do bom contabilista! Esse é o nosso lema!
INTERIORIZAÇÃO DO CRCPR Este projeto, na verdade, nem precisava ganhar um reforço, mesmo porque, desde o primeiro dia da minha gestão o CRCPR intensificou em muito a sua atuação no interior do estado. Coisa óbvia, aliás, uma vez que a entidade tem abrangência estadual. Todos os projetos que executamos sempre tiveram ramificações nas cidades do interior, a exemplo de cursos, palestras, seminários, visitas do presidente, etc. A propósito, o projeto ?FALE COM O PRESIDENTE EM SUA CIDADE? se transformou num dos maiores sucessos de nossa gestão. Foram milhares de quilômetros rodados por todo o estado, dezenas de cidades visitadas, milhares de contabilistas com os quais tivemos contato direto, muitas e muitas reivindicações ouvidas, explicações, debates, troca de idéias, sugestões e o estreitamento da amizade e das relações entre a alta direção do CRCPR e os colegas do interior do estado.
INFORMATIZAÇÃO O CRCPR neste quesito da informatização está muito bem servido. Nosso site é um verdadeiro portal de serviços e hoje são raros os serviços em que o profissional necessite se deslocar até uma de nossas sedes ou delegacias para solucionar problemas ou solicitar documentos. Modernidade, agilidade, confiança, ousadia até, mas tudo dentro do espírito de praticidade e de oferecer conforto ao nosso contabilista. Prova disso é que até as eleições estão sendo realizadas pela internet. E vamos continuar com esse propósito; afinal, entendemos que lugar de contabilista é cuidando de seus negócios e não em filas desnecessárias.
COMISSÕES Sempre digo em meus pronunciamentos aos colegas que o trabalho para administrar uma entidade como o CRCPR, com mais de 29.000 profissionais registrados, sendo o 5° maior do Brasil, não é coisa para um homem só. Por isso, sempre me cerquei de pessoas competentes e qualificadas em suas áreas. As comissões do CRCPR são ferramentas de extrema importância e fazem um trabalho dinâmico, importante e altamente produtivo. Criamos várias delas, muitas mesclando conselheiros, funcionários e colegas sem vínculo algum com o CRCPR, a não ser o registro. Essas comissões produzem um trabalho maravilhoso para a classe contábil e têm um poder especial de aglutinar pessoas que praticamente não teriam oportunidade de somar esforços por uma causa comum. Cito como exemplos a Comissão de Educação Profissional Continuada, a Comissão do Jovem Contabilista, a Comissão de Assuntos Tributários, a Comissão da Mulher Contabilista, a Comissão de Integração Sindical e a Comissão do Contador Público, entre outras tantas que, digamos assim, ?por trás das cortinas?, fazem um trabalho digno de aplausos. Desnecessário dizer que essas comissões continuarão e, cada vez mais, a ter o apoio incondicional de nossa administração e outras virão.
DÍVIDA ATIVA
Como todos sabem, é compulsório a todos os profissionais contábeis, registrados nos CRCs, o pagamento de uma anuidade. É com esses recursos, é bom que se frise, fiscalizados pelo Conselho Federal de Contabilidade e pelo Tribunal de Contas da União, que os conselhos desenvolvem suas atividades. Muitos colegas, por problemas diversos, não conseguem honrar esse pagamento e por força de lei federal os conselhos são obrigados a ir até as ultimas instâncias para cobrar o débito. Buscando facilitar a regularização dessas situações, o CRCPR vem editando resoluções buscando, na medida do possível, e sem causar injustiças, propiciar que os devedores regularizem sua situação junto à entidade e evitem transtornos. Esse expediente vem produzindo um resultado positivo e pretendemos, dentro da legalidade, ampliar nos próximos anos.
PATRIMÔNIO Uma das atribuições da administração do CRCPR é zelar pelo seu patrimônio. Com mais de 63 anos de existência é obvio que nossa entidade construiu um patrimônio considerável. A sede em Curitiba ? orgulho da classe contábil brasileira, as subsedes do interior... enfim tudo isso demanda um cuidado especial e a aplicação de muitos recursos para mantê-las e para que possam funcionar a contento à disposição dos contabilistas. Este ano, promovemos uma reforma considerável na subsede de Cascavel, melhorando o auditório e parte do prédio. A subsede de Londrina carece de uma remodelação geral e isso será feito em 2010. O prédio-sede de Curitiba recebeu novas áreas e equipamentos e trocamos toda a frota dos veículos da casa ? especialmente os utilizados pelos inspetores fiscais. Investimentos em informática são constantes, sempre buscando o atendimento do profissional da contabilidade. Nos próximos dois anos a expectativa é sempre priorizar o melhor atendimento aos contabilistas e promover a valorização do patrimônio de todos nós.
ENSINO À DISTÂNCIA Sob a bandeira do tema EDUCAÇÃO CONTINUADA = FISCALIZAÇÃO PREVENTIVA, o CRCPR passou a investir recursos de monta na oferta de cursos, palestras, seminários, fóruns e demais eventos buscando sempre oferecer ao público contábil atualização permanente e de qualidade. Muito embora esse projeto seja um tanto recente, em função da demanda e da necessidade dos contabilistas em se manterem sempre atualizados, o formato de eventos presenciais já não consegue atender a toda coletividade contábil de nosso estado. O chamando ENSINO À DISTÂNCIA já é uma realidade e veio para ficar. Essa ferramenta é muito utilizada em vários países do mundo e junto à classe contábil já tem uma aceitação plena. Eventos transmitidos pela internet ou ainda via TV para salas especiais são o que há de mais moderno e barato para tal finalidade. Com a economia de recursos em comparação com os eventos presenciais, poderemos aumentar sobremaneira a oferta de treinamento e investir ainda mais na qualidade de ensino, com professores renomados e material de primeira linha.
CRCPR NA TV Vamos ampliar as ferramentas de comunicação do CRCPR para levar à classe contábil informações sobre as ações, iniciativas e projetos do CRCPR. Uma mídia que pode ser utilizada sem custo nenhum para a entidade e a classe é a televisiva. De pesquisas e contatos realizados previamente ficou aberta a perspectiva de ser firmado, já no início de 2010, convênio com o Grupo Uninter ? um dos que possuem essa tecnologia aliada à internet. Se no biênio 2008/2009 o CRCPR bateu recorde de investimento nesse quesito, para 2010/2011 deveremos triplicar a oferta de eventos da educação continuada.
CRC-PREV Os chamados ?fundos de previdência complementar? são cada vez mais populares em nosso país e a busca por um futuro mais tranqüilo é preocupação de todos nós. Grandes fundos de pensão estão abrindo suas carteiras para segmentos da sociedade organizada e é evidente que os contabilistas não poderiam ficar à margem de tudo isso. O CRCPR vem mantendo contato com grandes empresas especializadas no assunto e já está em adiantada fase de implantação um ?Fundo Especial de Previdência Privada? para os contabilistas registrados no CRCPR ? o CRC-PREV. Tal projeto deverá ser implementado nos primeiros meses de 2010.
CRCPR E A SOCIEDADE As entidades como o CRCPR, muito embora criadas para o registro e fiscalização, há muito se desprenderam desses limites e hoje exercem na sociedade um papel preponderante em vários setores e aqui destacamos a questão social. Temos um poder de mobilização incrível ? hoje no Paraná são quase 29.000 ?soldados contabilistas? que invariavelmente se dizem presentes e prontos a ajudar quando a causa é justa. Isso já foi comprovado, inúmeras vezes, através dos mais diversos projetos capitaneados pelo CRCPR e por entidades co-irmãs, e aqui podemos citar o NATAL SOLIDÁRIO, o CRIANÇA FELIZ, o DECLARE CERTO, o VOLUNTARIADO DA CLASSE CONTÁBIL (fiscalização da merenda escolar), os OBSERVATÓRIOS SOCIAIS, o FUNDO DA CRIANÇA E DA ADOLESCÊNCIA, a ARRECADAÇÃO DE ALIMENTOS E OUTROS MATERIAIS nos eventos do CRCPR. É muito satisfatório verificar o engajamento dos colegas contabilistas em todos os municípios do Paraná quando são chamados para colaborar com esses projetos. Evidentemente que nos próximos anos a tendência é, cada vez mais, tornar o CRCPR e seu ?exército? de 29.000 contabilistas uma frente positiva e unida a favor dos menos favorecidos de nosso país e na busca pela seriedade na gestão pública.
DELEGACIAS DO CRCPR O CRCPR possui hoje mais de 50 delegacias regionais espalhadas por todo o Paraná. Nossos delegados são representantes natos do Conselho em suas regiões e estão sempre à disposição dos contabilistas. Vimos promovendo e isto irá continuar nos próximos anos, uma aproximação cada vez maior das delegacias com a administração central, visitando e fazendo os delegados nos visitar, participando das plenárias e reuniões específicas, opinando e ajudando na administração da casa. Aprovamos novo regulamento para as delegacias regionais, modernizando o regramento e dando espaço para novos companheiros se somarem em nossa causa. Da mesma forma acontece com os macrodelegados ? companheiros mais próximos ainda da alta direção da casa e que exercem um papel de suma importância junto aos nossos representantes do interior.
O CRCPR E AS ENTIDADES COIRMÃS É comum se dizer que juntos já não somos tão fortes, imagine-se desunidos! Essa velha máxima se aplica muito bem às entidades contábeis e à classe em geral. Passamos por um momento de ?classe emergente? junto à sociedade e não podemos perder tempo com desentendimentos ou diferenças pessoais que nada agregam à nossa profissão. Realizamos em 2008 e 2009, juntamente com a FECOPAR e por conseqüência com os sindicatos, uma verdadeira reunificação da classe contábil paranaense em torno das entidades contábeis. Hoje, falamos a mesma língua, buscamos os mesmos ideais e lutamos pelas mesmas causas. O sucesso da profissão contábil acima de tudo é nossa bandeira e o próximo biênio irá consolidar a pujança das entidades contábeis paranaenses, unidas em torno do profissional contábil e em prol da sociedade.
CRCPR E O CONTABILISTA ? ADMINISTRAÇÃO CONJUNTA São mais de 29 mil cabeças com idéias diferentes! Esse é o nosso universo contábil no Paraná. É lógico que não podemos nos ?fechar em copas? e administrar o Conselho apenas com nossas idéias. Abrimos vários canais de diálogo, o que nos tem servido de fonte inesgotável de ações. A OUVIDORIA bate recordes de acesso, o ?FALE COM O PRESIDENTE EM SUA CIDADE? é sucesso absoluto, o PORTAL DE SERVIÇOS facilita a vida do profissional, e tudo isso será ampliado no futuro. O nosso PORTAL DA TRANSPARÊNCIA torna público mês a mês as contas do CRCPR, e isto nos orgulha muito, afinal somos ou não uma casa de contabilistas?
Eleitos como membros efetivos ? mandato de 01-01-2010 até 31-12-2013
Antônio Augusto Godoi de Oliveira ? Ponta Grossa Armando Santos Lira - Curitiba Fernando Antônio Borazo Ribeiro Ivo Destefeni Márcia Cristina de Almeida Mauro Luis Moreschi ? São José dos Pinhais Moises Antônio Bortolotto Narciso Luiz Rastelli Ormélia Tereza da Silva Paulo César Caetano de Souza - Londrina Rafael Benjamim Cargnin Filho Carlos Augusto Bittencourt Gomes João Gelásio Weber - Curitiba Jovane dos Santos Borges Mirandi José Bonissoni Paulo Julio Coelho de Lima ? Curitiba
Para membros suplentes Carla Cristina Louzada Dornelles Pacheco - Curitiba Dulce Mara Nunhez Epaminondas Brás Martins Eurides Von Muhlen Francisco Savi José Reinaldo Vieira Juvêncio Sampaio Castilha - Foz do Iguaçu Neuza Corte de Oliveira Paulo de Tarso Vieira Lopes Reginaldo Rodrigues de Paula Vera Lucia Lelis Oliveira Aguinaldo Mocelin ? Ponta Grossa Bento Rosa Junior Maria Favero Rodrigues Manoel Antônio Barbosa Nilton Mendes Filho
Para membros efetivos ? mandato complementar de 01-01-2010 até 31-12-2011 Lauro Antunes de Oliveira Marcos Sebastião Rigoni de Mello ? Curitiba