O Fórum Paranaense de Coordenadores e Professores de Ciências Contábeis - 2024, promovido pela Comissão CRCPR Ensino, será transmitido pela TV CRCPR, no dia 18 de outubro. Para se inscrever, clique aqui!

Uma das palestras do evento será sobre o tema "As DCNs e o Desenvolvimento Sustentável", discutindo a relação entre as novas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) para os cursos de Ciências Contábeis e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), ao integrar políticas contábeis que promovam sustentabilidade, responsabilidade social e ambiental, alinhadas às demandas globais e locais de sustentabilidade no setor. A palestrante será a contadora e professora de Ciências Contábeis Sonia Maria da Silva Gomes (currículo), conselheira do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e integrante da Comissão Nacional de Educação e da Comissão de Conduta do CFC.

Sonia Maria da Silva Gomes

"O texto das DCNs foi elaborado com o pressuposto de que os egressos dos cursos de Ciências Contábeis precisam estar conscientes de que os recursos naturais são finitos. Portanto, é essencial desenvolver, durante o percurso formativo, soft skills relacionadas às questões sociais, ambientais e de governança, com as quais as entidades lidam diariamente. Com as DCNs em vigor, o profissional de contabilidade é capaz de atender as necessidades informacionais financeiras e não financeiras das partes interessadas. É importante considerar que, no passado, os investidores tomavam decisões com base em informações históricas, considerando os eventos registrados na contabilidade financeira e a relação risco/retorno. Contudo, atualmente, há um esforço crescente para entender como as ações sociais, ambientais e a estrutura de governança contribuem para a criação de valor a longo prazo", explicou a palestrante Sonia.

O Fórum Paranaense de Coordenadores e Professores de Ciências Contábeis - 2024 discutirá as DCNs, demonstrando como essas mudanças podem revolucionar a formação de futuros contadores. Além disso, serão exploradas tanto as oportunidades quanto os desafios do ensino baseado em competências. Os participantes terão a oportunidade de aprender como integrar teoria e prática por meio de projetos de extensão que beneficiem tanto os alunos quanto a comunidade.

Reprodução permitida desde que citada a fonte.