O delegado do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR) em Arapongas, Osvaldo Damião, e o presidente da ACECA (Associação dos Contabilistas e Empresas Contábeis de Arapongas), Fernando Alves Martins, estiveram reunidos na última sexta-feira, dia 25, com o prefeito de Arapongas, Sérgio Onofre. Representando a classe contábil da região, Martins e Damião entregaram ao prefeito um abaixo-assinado solicitando a reabertura da agência da Receita Estadual, em Arapongas.
A ACECA foi a responsável por colher as assinaturas no documento, que foi subscrito por diversas entidades e autoridades de Arapongas e requisita que o prefeito interceda junto ao governador para a que a unidade da cidade seja reaberta. Um dos principais argumentos dos profissionais para a solicitação é que diversos serviços oferecidos pela Receita ainda não estão disponíveis online. Com isso, em muitos casos os profissionais de Arapongas e região precisam se deslocar até a cidade de Apucarana para conseguir o atendimento presencial. No documento entregue ao prefeito, também foi destacado que Arapongas é um polo moveleiro importante e que o fechamento da agência na cidade traz transtornos, além de um aumento de custos para as empresas.
Esse foi o segundo encontro realizado com o prefeito de Arapongas para tratar do assunto. Na primeira reunião, realizada no dia 9, Onofre ouviu a demanda dos representantes da classe contábil e intermediou um encontro com o delegado da Receita Estadual em Londrina, realizado no dia seguinte.
No encontro, o delegado foi sensível às dificuldades enfrentadas pelos profissionais, mas informou que a Delegacia da Receita Estadual de Londrina nada poderia fazer a respeito. A reunião também contou com a presença de auditores da agência da Receita em Apucarana, agora responsável por atender os municípios de Arapongas, Pitangueiras e Sabáudia, que afirmaram que darão total atenção e suporte aos contribuintes dos novos municípios atendidos.
Fechamento das agências
O Governo do Paraná iniciou no dia 1º de outubro um processo para desativação de vinte agências da Receita Estadual no estado. Segundo a Secretaria da Fazenda, a iniciativa faz parte do programa de economia de recursos e a adequação da estrutura do órgão. As unidades desativadas ficam nas cidades de Arapoti, Arapongas, Araucária, Barracão, Capanema, Castro, Colombo, Guaratuba, Laranjeiras do Sul, Loanda, Medianeira, Palotina, Paranavaí, Pitanga, Rio Negro, Rolândia, São José dos Pinhais, São Mateus do Sul, Telêmaco Borba e Toledo. Foram mantidas dez delegacias regionais para garantir a presença do fisco em todas as regiões do Paraná.
Fonte: Prefeitura de Arapongas