A Comissão CRCPR Ensino realizará o Fórum Paranaense de Coordenadores e Professores de Ciências Contábeis - 2024, no dia 18 de outubro, a partir das 9h. O evento ocorrerá de forma virtual, com transmissão pela TV CRCPR. O Fórum abordará as novas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) e demonstrará como essas mudanças podem transformar a formação dos futuros contadores, explorando oportunidades e desafios do ensino por competências. Os participantes terão a chance de aprender como unir teoria e prática em projetos de extensão que beneficiam tanto os alunos quanto a comunidade. O Fórum valerá 3 pontos para auditores, peritos, profissionais de empresas de grande porte (PROGP ou PRORT*).  no Programa de Educação Profissional Continuada do Conselho Federal de Contabilidade (PEPC-CFC). Para se inscrever, clique aqui!

Durante o evento, a professora Mayara Elita Braz de Carneiro (currículo) ministrará a palestra "A Curricularização da Extensão: Cuidados para um Projeto de Extensão Bem-Sucedido". A professora abordará o processo de curricularização da extensão nos cursos de Ciências Contábeis, destacando os cuidados essenciais para a elaboração de projetos de extensão eficazes. Serão discutidos temas como a flexibilidade curricular, a integração de competências práticas e teóricas, e as exigências do mercado de trabalho. Atualmente, pró-reitora de Extensão e Cultura da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Carneiro também atuou como coordenadora de extensão da instituição, entre 2021 e 2023.

Mayara Elita Braz de Carneiro
"A extensão universitária atua como uma ponte que conecta as Instituições de Ensino Superior (IES) à sociedade, por meio de ações que promovem a interação e o intercâmbio de conhecimento entre estudantes, professores e a comunidade. Junto ao ensino e à pesquisa, a extensão compõe o chamado tripé do ensino superior. Precisam ser repensados, a realidade restrita à sala de aula, com currículos fechados que exigem apenas o cumprimento de carga horária, e o consequente acomodamento de docentes, discentes e da própria estrutura das instituições, que se coloca distante das demandas e do cotidiano da sociedade. A extensão universitária proporciona contato com as diversas realidades, diferenças e novas perspectivas, o que é essencial para a formação de profissionais completos. A missão das IES vai além da formação técnica: é formar cidadãos com uma visão humanista, preparados para contribuir na transformação social", enfatizou a palestrante Mayara.

*PRORT: responsáveis técnicos que assinam Demonstrações Contábeis de empresas com faturamento superior a R$ 78 milhões.

Reprodução permitida desde que citada a fonte.