Curitiba é a campeã do 16º Jocopar, em Toledo.

Depois de três dias de acirradas disputas ? de 13 a 15 de novembro -, a 16ª edição dos Jogos dos Contabilistas do Paraná (Jocopar), realizados em Toledo, conheceu, no feriado de sábado, o campeão de 2008. Somando 91 pontos, na classificação geral, Curitiba, que será a sede da 17ª edição, no ano que vem, ganhou mais uma competição, e Toledo, com 71 pontos, ficou em segundo lugar. Todos os resultados e mais informações sobre os jogos no site www.sincoeste.com.br A vitória, na verdade, é da classe contábil paranaense, na avaliação de Divanzir Chiminacio, presidente da Federação dos Contabilistas do Paraná ? Fecopar ? responsável pela organização dos jogos, juntamente com o anfitrião, o Sindicato dos Contabilistas de Toledo e região - Sincoeste. O mais importante dos jogos, segundo ele, é a integração, a confraternização, o fortalecimento enfim da união da classe.

Os jogos foram disputados no Yara Country Clube, Toledão, Ginásio do CCR, Ginásio Alcides Pan e Ginásio Hugo Zeni. A festa de encerramento e entrega de troféus foi no Centro de Eventos Ismael Sperafico, onde também se deu a solenidade de abertura. Os jogos foram patrocinados pelo Sicoob Oeste, Domínio Sistemas, Cervejaria Colônia, Agrícola Horizonte, Nishi Motors Toyota e teve apoio do Sescap-PR, CRCPR e Prefeitura de Toledo, município que se destaca como o maior produtor agropecuário do Paraná e do sul do país, sede do maior complexo frigorífico da América Latina, a Sadia.

Festa de abertura

Realizada no Centro de Eventos Ismael Sperafico, a solenidade de abertura foi prestigiada por cerca de mil pessoas, muitas autoridades entre lideranças empresariais, políticas e da classe contábil; desfile das delegações inscritas nos jogos, entrega das homenagens Dirigente Sindical em Destaque e o Contabilista do Ano de 2007, apresentações de balé, acendimento da pira olímpica, juramento do atleta, show de fogos e jantar à base de porco no rolete, prato típico do município.

Depois das boas-vindas do anfitrião, o presidente do Sincoeste, Valmir Luckmann, que sublinhou o fato de o Jocopar ter se consagrado como o maior evento esportivo de profissionais liberais do Brasil, o presidente da Fecopar, Divanzir Chiminacio, exaltou o espírito de união e de empreendedorismo da classe contábil paranaense, que se empenha na realização dos jogos, destacando que em 2007 foi realizada, em Guaratuba, litoral do estado, a primeira edição dos Jogos Brasileiros dos Contabilistas (Jocobras), inspirados no Jocopar, e que em 2010 acontecerá o segundo Jocobras, no Rio Grande do Sul, devendo representar o Paraná as equipes com melhor desempenho no Jocopar.

O presidente do CRCPR, Paulo César Caetano de Souza, também falou da importância dos jogos no fortalecimento dos laços da classe, elogiando o trabalho dos sindicatos nesse sentido. Já o pernambucano Geraldo Queiroz, representante da Fenacon, declarou: ?Fazia tempo que eu ouvia falar dos jogos e sempre tive curiosidade em conhecer. Agora entendo porque o Jocopar é tão elogiado?. Queiroz disse que irá tentar copiar o modelo de organização esportiva dos contabilistas paranaenses no seu estado.

Comissão organizadora

Respondeu por toda a organização dos jogos a comissão formada pelo presidente do Sincoete, Valmir Luckmann, sendo coordenador geral ? Vilmar Luckmann; 2º coordenador ? Rogério Oliveira; diretor de tesouraria ? Ademir Kopeginski; 2º diretor de tesouraria ? Augusto José Sperotto; diretor de marketing ? Jefferson Paulo Martins; diretor de recepção ? Robson Giollo; 2º diretor de recepção ? Alceu Dal Bosco; secretária geral ? Márcia Johann; 2º secretário geral ? Lucas Ferandin; diretor de cerimonial ? Wolmir Tadeu Ficagna; 2º diretor de cerimonial ? Leandro Ramos; diretor técnico ? Narcizo Muller; 2º diretor técnico ? Mauro Maiorki. Comissão de apoio: presidente ? Mauro Kalinke; diretores ? Antônio Gaspar, Ademir Galvão e Vilson Oliveira.

Homenagens da Fecopar

Durante a solenidade de abertura, a Federação dos Contabilistas do Paraná entregou as premiações de Dirigente Sindical em Destaque e Contabilista do Ano de 2007, respectivamente, aos contadores Carlos Lazarotto de Oliveira e Paulo César Caetano de Souza. Ambos são empresários da contabilidade e Lazarotto é diretor do Sindicato dos Contabilistas de Ponta Grossa ? Sicopon - e da Fecopar, com longo histórico de participação em entidades da classe; já Paulo Caetano é presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná ? CRCPR e foi presidente do Sincolon ? Sindicato dos Contabilistas de Londrina.

Autoridades presentes à solenidade de abertura

Delegações de 16 cidades participantes

Delegação de Curitiba, a campeã

Carlos Lazarotto de Oliveira recebe o prêmio de Dirigente Sindical em Destaque de 2007