CRCPR vai a Londrina

As reuniões plenária e de câmaras do CRCPR foram realizadas nos dias 12 e 13 de março, no escritório regional de Londrina, em agenda que incluiu várias outras programações da classe contábil: uma palestra com o secretário-executivo do Comitê Gestor do Simples Nacional, Silas Santiago; reunião da Federação dos Contabilistas do Paraná (Fecopar), contando com a participação dos presidentes de todos os sindicatos de contabilistas do Estado, e ainda solenidade de posse da diretoria eleita do Sindicato dos Contabilistas de Londrina ? Sincolon.

A reunião plenária, com participação dos conselheiros efetivos, teve julgamento de processos e as de câmaras avaliação e encaminhamento de soluções relativas aos vários setores que compõem o Conselho: Desenvolvimento Regional, Desenvolvimento Profissional, Registro, Fiscalização, Controle Interno e Relações Sociais.

Simples Nacional, uma reforma

Em sua palestra, o secretário-executivo do Comitê Gestor do Simples Nacional, Silas Santiago, falou sobre pontos fundamentais do Simples, legislação que entrou em vigor em 2007, mas sobretudo sobre as alterações do Projeto de Lei Complementar 128/2008 que fez correções e ajustes.

O Simples, no seu entendimento, já constitui uma reforma tributária, tendo trazido às micro e pequenas empresas redução da carga tributária, simplificação de obrigações acessórias, facilitação de pagamentos de débitos. Outra novidade é a criação da figura do microempreendedor individual, permitindo que pequenos empreendedores se beneficiem do Simples. Trata-se de uma proposta com a finalidade de reduzir a informalidade. Vai entrar em vigor a partir de 1º de julho de 2009, quando será realizada uma grande campanha de incentivo à formalização.

Reunião da Fecopar

A pauta da reunião da Fecopar debateu a polêmica em torno da contribuição sindical, as eleições do CRCPR e a 17ª edição dos Jogos dos Contabilistas do Paraná (Jocopar). O Ministério do Trabalho divulgou comunicado sublinhando a obrigatoriedade do pagamento da contribuição. Para o presidente da Fecopar, Divanzir Chiminacio, ela ?é de suma importância para a sobrevivência das nossas entidades?. Já o presidente do Sindicato dos Contabilistas de Curitiba (Sicontiba), Narciso Doro, lembrou que a luta pelo pagamento da contribuição sindical não é apenas dos contabilistas, mas de administradores, veterinários, engenheiros, de várias outras profissões.

No fim deste ano, os contabilistas do Paraná encaram, mais uma vez, as urnas, para eleger os novos representantes da classe no conselho. A proposta unânime, saída da reunião, é que todas as entidades tenham oportunidade de ser representadas no CRC.
Quanto ao Jocopar 2009, que acontece em Curitiba, entre 11 e 14 de novembro, a coordenação informou que já estão definidos os locais de abertura, realização e encerramento dos jogos: as sedes do Paraná Clube, Clube Santa Mônica e Associação Banestado. Em breve, entra no ar o site dos jogos www.jocopar-pr.com.br.

Posse no Sincolon

Em solenidade para cerca de 400 convidados, na noite do dia 13, a nova diretoria do Sindicato dos Contabilistas de Londrina (Sincolon) tomou posse. Em seu discurso, Paulino de Oliveira, reempossado, agradeceu os apoios à gestão anterior e falou da sua disposição de continuar trabalhando pela classe contábil.

A mesa de honra foi composta pelo prefeito interino do Município de Londrina, José Roque Neto; representando a Câmara de vereadores de Londrina, o vereador, Ivo de Bassi; e ainda pelo presidente da Fecopar (Federação dos Contabilistas do Paraná), Divanzir Chiminacio; presidente do CRC/PR (Conselho Regional de Contabilidade do Paraná) Paulo César Caetano de Souza; presidente da FENACON (Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisa)Valdir Pietrobon; presidente da Jucepar (Junta Comercial do Paraná) Júlio Maito Filho; presidente do Sindcont/RJ (Sindicato dos Contabilistas do Rio de Janeiro), Vitória Maria da Silva; secretário Executivo do Comitê Gestor do Simples Nacional, Silas Santiago.