Whatsapp Logo Quadrado Whatsapp Logo Quadrado

Notícias

CRCPR recebe professores e coordenadores de cursos universitários de contábeis



O projeto “Primeiros Passos com o CRCPR” e as estatísticas referentes aos exames de suficiência canalizaram as atenções na manhã da última quinta-feira, 14, durante a reunião da Comissão de Estudos para Educação e Desenvolvimento Profissional, realizada na sede do CRCPR em Curitiba.

O encontro reuniu coordenadores e professores de cursos de ciências contábeis de diferentes regiões do Estado, recepcionados pela presidente do CRCPR, Lucélia Lecheta, e o vice-presidente da Câmara de Desenvolvimento Profissional do Conselho, Paulo Caetano. A organização do Ciclo de Estudos Contábeis de Curitiba também teve destaque na reunião. A XII edição do evento será realizada no segundo semestre de 2012.



imagem












imagem


Primeiros Passos com o CRCPR – O público-alvo são os acadêmicos de ciências contábeis das instituições de ensino superior do Paraná e profissionais em início de carreira. Para informar e conscientizar os jovens sobre aspectos que influenciam diretamente o dia-a-dia do contador e, consequentemente, sua carreira e imagem profissional, representantes do CRCPR têm programado visitas a cursos universitários e novos escritórios. Ética profissional, educação continuada, a atuação das entidades contábeis e a fiscalização são o foco do programa.

No encontro de quinta, os participantes receberam um questionário que visa levantar informações que indiquem o grau de relacionamento existente entre o CRCPR e instituições de ensino. A avaliação das repostas ajudará na definição dos rumos do projeto.






Exame de suficiência – As estatísticas do exame de suficiência ganharam especial atenção porque, desde que foi retomado no ano passado, o exame serve de parâmetro para as instituições de ensino que fazem a leitura do desempenho dos seus candidatos. Na primeira edição, em março do ano passado, o índice de aprovação chegou a assustar, registrando nacionalmente apenas 30,8% na prova de contador e 36,6% no Paraná; e na prova de técnico em contabilidade 24,93% no país e 32,92% no Paraná. A segunda edição, em setembro de 2011, apresentou um avanço: Prova de contador no país: 58,23% e 64,91% no estado; já a de técnico teve índices de 37,84% e 34,30% respectivamente.

Os professores e coordenadores de cursos estão interessados em conhecer esses números mais detalhadamente, identificando as dificuldades inclusive por disciplina. Essa estatística será apresentada na próxima reunião da Comissão de Estudos para Educação e Desenvolvimento Profissional do CRCPR, dia 11 de julho, no CRCPR.



imagem