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Notícias

CRCPR promove o VI Fórum Paranaense de Professores e Coordenadores de Cursos de Ciências Contábeis do Paraná

Debater a adequação do currículo dos cursos à realidade; promover interação, troca de informações e intercâmbio de práticas pedagógicas entre os educadores da área contábil; incentivar o estudo e a discussão de ideias, conceitos e estratégias capazes de promover avanços aos cursos de Ciências Contábeis estão entre os principais objetivos dos fóruns de professores e coordenadores de cursos, organizados pela Comissão de Estudos para Formação e Desenvolvimento Profissional do CRCPR. De acordo com pesquisas recentes, existem 76 cursos de Ciências Contábeis no Paraná com mais de 13 mil alunos matriculados.









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A VI edição do fórum foi realizada, no último dia 26 de outubro, no horário das 8h30 às 12h, na sede do CRCPR, com a participação de professores e coordenadores da maioria dos cursos de Ciências Contábeis em funcionamento no estado.









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Fizeram parte da comissão organizadora do VI Fórum Paranaense de Professores e Coordenadores de Cursos de Ciências Contábeis do Paraná os professores Viviane da Costa Freitag, da UNINTER ( ao seu lado, na foto, está o conselheiro do CRCPR, Armando Lira); Marcos Aurélio Custódio – Universidade Positivo; Tatiane Antonovz – Faculdade Estácio Lúcio Tracz – PUC-PR; Érico Eleutério da Luz – FAE, que não estava presente no momento da foto.









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A professora Viviane da Costa Freitag comandou o cerimonial.












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Ao dar as boas-vindas aos participantes, o vice-presidente de Relações Sociais do CRCPR, Armando Lira, destacou o papel da educação no processo de formação do profissional da contabilidade e, por consequência, a importância do magistério. A visão de que é decisivo investir em ensino de qualidade levou o sistema CFC-CRC a abraçar a educação continuada como fiscalização indireta, os conselhos oferecendo hoje vasto programa de treinamento e atualização dos contabilistas.



Palestras

A programação teve início com a palestra do professor Renato Buiattti, que defendeu a utilização das redes sociais no ensino da contabilidade, argumentando que a escola, para atingir seus objetivos, precisa estar sempre buscando novas fórmulas para transmitir os conteúdos; e a internet é uma ferramenta que não pode ser deixada de lado.









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Questão não menos crucial para a escola hoje – as relações em sala de aula – foi o tema da palestra da professora Maria Ângela Gentile.









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Encerrando, o professor Gilberto de Andrade Martins incentivou os colegas a ler e pesquisar. Autor do livro “Metodologia da Investigação Científica para Ciências Sociais Aplicadas”, em parceria com Carlos Renato Theophilo, ela passou orientações claras sobre como escolher um bom assunto-tema-problema capaz de trazer novidades, como fazer a coleta de informações e a abordagem empírica ou teórica.

O fórum terminou com um almoço de confraternização entre os participantes.