Whatsapp Logo Quadrado Whatsapp Logo Quadrado

Notícias

CRCPR participa da campanha Declare Certo, sucesso em todo o Estado

Centenas de contribuintes receberam orientação gratuita sobre o preenchimento da Declaração de Imposto de Renda na última sexta-feira (11), durante a 11ª edição da campanha Declare Certo!, do SESCAP-PR. A ação, que ocorreu simultaneamente nas cidades de Curitiba, Arapongas, Apucarana, Cascavel, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Guarapuava, Toledo, Maringá e Pato Branco, também incentivou o repasse de parte do imposto de renda devido ao Fundo para a Infância e Adolescência (FIA).

O movimento foi intenso durante todo o dia na Boca Maldita, em Curitiba, onde mais de 40 profissionais voluntários e representantes de entidades parceiras, como CRCPR, Fecopar, Sicontiba, PUC-PR e FAE se revezaram no atendimento à população.

Para a presidente do Conselho Regional de Contabilidade (CRCPR), Lucélia Lecheta, que participou da ação, o Declare Certo "estimula o voluntariado entre a classe contábil, informa, esclarece e conscientiza a população sobre aspectos importantes da declaração de renda, como a possibilidade de destinação de parte do imposto ao FIA".









imagem
Ação realizada nesta sexta-feira, 11, orientou contribuintes sobre a Declaração do Imposto de Renda em dez cidades paranaenses.






Entre as principais dúvidas dos contribuintes estão o preenchimento da declaração, como o local de inserção dos dados no documento, a compra e venda de imóveis e a declaração de patrimônios no exterior. De acordo com a contadora Lilian Kovalik, muitas pessoas também pararam no estande para saber se estão obrigados a declarar.

A bancária aposentada Jurema Machado de Souza começou o preenchimento da DIRF, porém, teve algumas dificuldades no processo. Por isso, procurou auxílio dos profissionais. “É o segundo ano que venho até aqui pedir ajuda dos contadores, para solucionar algumas pendências que surgem no momento da declaração”, diz. Depois de um atendimento rápido, Jurema comemora. “Tirei todas as dúvidas, agora é só chegar em casa e enviar a declaração o mais rápido possível”, falou. Ruy Thomaz garante que as orientações tornam a obrigação mais segura. “A dúvida só surge na hora em que a gente faz. Por isso, comecei a preencher e busquei ajuda quando a dúvida surgiu”, frisou. O aposentado José Domingos Costa caiu na malha fina em anos anteriores e, para este ano, preferiu pedir o auxílio dos profissionais durante do Declare Certo!. “São pessoas que têm mais conhecimento técnico e que nos orientam de maneira bem objetiva e clara”, salientou.





imagem
Movimento foi intenso durante todo o dia na Boca Maldita, em Curitiba.





imagem
Presidente do CRCPR, Lucélia Lecheta (à dir.) orienta contribuinte durante o Declare Certo.



Em prol da solidariedade

O empresário contábil Francisco Sari, que trabalha como voluntário na campanha, destacou a importância da ação, especialmente no sentido de conscientizar os contribuintes a fazer a destinação de parte do imposto de renda devido ao Fundo para a Infância e Adolescência (FIA). “Estamos incentivando esta destinação para que estes recursos fiquem aqui, no município e no Estado. É a forma de praticar a solidariedade com quem mais precisa”, comentou. Uma equipe do Hospital Pequeno Príncipe também participou do Declare Certo!, auxiliando nas explicações sobre como as pessoas podem destinar parte do tributo ao FIA.





imagem
O presidente do Sescap-PR, Mauro Kalinke, com a equipe do hospital Pequeno Príncipe, que orientou sobre as destinações ao FIA.





imagem
Paralelamente ao Declare Certo, o Sescap-PR realizou as “Blitze do FIA”, com a distribuição de panfletos em ruas de grande circulação.



Blitz

Paralelamente ao Declare Certo!, o SESCAP-PR realizou as “Blitze do FIA” em Curitiba e nas regionais, com a distribuição de panfletos em ruas de grande circulação de carros e pedestres. Em Curitiba, a ação movimentou o centro da cidade. A distribuição ocorreu nas ruas Marechal Deodoro esquina com Marechal Floriano; Mariano Torres esquina com Rua XV de Novembro e Rua Vicente Machado esquina com Visconde de Nacar. Para o presidente do SESCAP-PR, o movimento intenso nas tendas da campanha mostra a relevância do trabalho. “É gratificante poder auxiliar as pessoas e dar ênfase ao trabalho de contados. O retorno é positivo e prova o sucesso desta campanha pioneira no Estado”, disse.









imagem
Luiz Omar S. Gabardo, supervisor do programa do IR na Delegacia da RFB em Curitiba, Lucélia Lecheta, diretor superintendente do CRCPR, Gerson Luiz Borges de Macedo, presidente da Fecopar, Divanzir Chiminacio, Mauro Kalinke e Edair Ribeiro da Silva, delegado adjunto da RFB na capital.






Fonte: Sescap-PR.