Na manhã do dia 23 de outubro, segundo dia do "CRCPR e SESCAP-LDR em Sua Região", Londrina contou com palestrantes de renome para falar sobre Governança Corporativa, Mercado da Contabilidade, Perícia Contábil, Auditoria, Ética e Compliance. Entre eles estavam o presidente do CRCPR, Everson Breda Carlin, e o vice-presidente de Desenvolvimento Profissional, Laudelino Jochem.
A programação de quarta-feira teve início com a palestra do sócio da KPMG e contador Almir Bertoncelo, falando sobre "Governança Corporativa e a Interação com os Auditores". Além de fazer um apanhado geral sobre o papel do auditor na implementação e manutenção de práticas de governança e compliance nas organizações, Bertoncelo destacou as novas normas voltadas para relatórios de sustentabilidade e sua asseguração. A seguir, deteve-se em questões relacionadas à ocorrência e prevenção de fraudes, apresentando dados de uma pesquisa realizada pela empresa.
"Os dados mostram que a principal motivação para se cometer fraudes é o cumprimento de metas, com índice de 38%. A seguir vem a necessidade de ocultar erros, com 31%, e em terceiro lugar, o desejo de obter ganhos pessoais, em 27% dos casos", demonstrou Bertoncelo.
Sobre os sinais mais típicos que podem ser observados para identificar e mitigar situações fraudulentas as organizações, citou a relação atípica com terceiros, presente em 43% dos casos, o estilo de vida incompatível com a renda, em 36% dos casos, e o endividamento do fraudador, identificado com causa em 25% dos casos. Sua recomendação para prevenir a ocorrência de fraudes é o fortalecimento da cultura de ética e compliance. A mediação da palestra ficou a cargo de Regis Garcia.
"A Perícia Contábil Revelada: Mercado, Desafios e Oportunidades" foi o tema da segunda palestra do período da manhã. A palestrante Adriana Kothe, contadora, professora e perita, falou sobre as oportunidades no segmento. O tema foi mediado por Marcelo Resquetti,
"Ser perito não é profissão. É uma especialidade", destacou. "Durante muito tempo a perícia contábil tem sido vista como um segmento hermético, difícil de ingressar e de atuar, e dominado pelos homens. No entanto, essa realidade vem se transformando e novas oportunidades vêm sendo abertas, inclusive trazendo muitas oportunidades de reconhecimento das habilidades e da competência das mulheres contadoras atuantes nesse mercado", afirmou Kothe.
O vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CRCPR, Laudelino Jochem, trouxe à discussão a questão comportamental, ampliando os horizontes da programação do segundo dia para além das questões técnicas. Ele apresentou a palestra "Cenários e Posturas Profissionais no Mercado da Contabilidade", convidando os participantes a refletir sobre os aspectos que vão assegurar a sobrevivência e o sucesso dos profissionais da contabilidade em um mercado no qual as atividades repetitivas, que por tanto tempo ocuparam papel de destaque nas atividades deste setor, estão sendo rapidamente automatizadas.
"Precisamos decidir se queremos continuar sendo aquele tipo de pessoa que vê todo mundo mudando e começa a correr atrás, aquela pessoa que está sempre atrasada em termos de conhecimento e atitude, ou se queremos ser protagonistas dessa mudança", ponderou Jochem. "Eu vou contar um grande segredo para que você possa assumir essa postura de controle do seu destino pessoal e profissional: a primeira coisa a aprender é o gerenciamento do tempo. Isso é fundamental para que se possa equilibrar melhor os diversos aspectos da vida, para que, além de trabalhar, você consiga estudar, ler, cultivar relacionamentos e ter um hobby", aconselhou.
Jochem finalizou a palestra explicando a importância de desenvolver habilidades comportamentais e tecnológicas para se posicionar como líder desse movimento de mudança constante. Euclides Nandes Correia, presidente do SESCAP-LDR, foi o mediador da palestra.
A programação da manhã terminou com a palestra "Auditoria, Ética e Compliance", ministrada pelo presidente do CRCPR, Everson Breda Carlin. O foco da apresentação foi a abordagem dos diferenciais competitivos das organizações, focando na Ética, Compliance e Auditoria, como fatores que sustentam uma governança corporativa mais eficiente e segura. O presidente fez um apanhado histórico sobre o desenvolvimento da cultura do Compliance, passando por cases famosos de fraude corporativa e seus impactos negativos para o mundo dos negócios. Na sequência, colocou em discussão a questão do comportamento ético na sociedade e no meio corporativo.
"Ética empresarial implica conduzir os negócios de forma que beneficie tanto os interesses sociais quanto os comerciais de todas as partes interessadas", explicou Carlin, destacando a importância de se cultivar uma cultura empresarial pautada pela ética para assegurar o crescimento sustentável.
Finalizou sua exposição abordando aspectos teóricos e práticos envolvidos na implementação de uma cultura de Compliance e sua implicação em questões de auditoria. A palestra foi mediada por Euclides Nandes Correia.
"As práticas de Compliance são fundamentais para o sucesso das organizações, pois além dos benefícios da melhoria da Governança, as punições para empresas e agentes que se envolvem em atos ilícitos estão cada vez mais graves e vultuosas", afirmou o presidente.
Confira, a seguir, entrevistas com alguns dos palestrantes do CRCPR e SESCAP em Sua Região:
Reprodução permitida desde que citada a fonte.