A cidade de Londrina recebe o CRCPR e Sescap-LDR* em Sua Região, nos dias 22 e 23 de outubro, no Centro de Eventos e Convenções no Aurora Shopping. O evento presencial contará com uma programação intensa e oferece inscrições gratuitas, com vagas limitadas.

Para se inscrever, clique aqui!

Uma das palestras será ministrada pelo vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR), Laudelino Jochem (currículo), e será sobre o tema “Cenários e Posturas Profissionais no Mercado da Contabilidade”. Na ocasião, serão abordados o ambiente socioeconômico brasileiro, o impacto das tecnologias e novas oportunidades para os profissionais contábeis, bem como a atitude que um contador de sucesso deve assumir diante do novo panorama.

Confira entrevista com Laudelino Jochem sobre o tema da palestra “Cenários e Posturas Profissionais no Mercado da Contabilidade”

CRCPR Online: Quais são as principais tendências no mercado da contabilidade, e como os profissionais devem se preparar para essas mudanças?

Laudelino Jochem (LJ): O mercado da contabilidade está em processo acelerado de consolidação, no qual diversos fatores exercem pressão sobre o setor e sobre os profissionais contábeis. De um lado, temos as fortes tendências internacionais que impactam nesses cenários. De outro, a tecnologia, que vem realizando cada vez mais as tarefas repetitivas que outrora eram desempenhadas por pessoas. Neste contexto, o profissional da contabilidade ganha cada vez mais destaque e importância, pois os novos desafios presentes no dia a dia abrem inúmeras portas para atuação de pessoas devidamente qualificadas. O mais importante diante disso tudo é a imersão dos contadores neste novo cenário que se transforma de maneira acelerada.

CRCPR Online: Como a adoção de novas tecnologias no mercado contábil influencia as posturas profissionais que devem ser adotadas pelos contadores no futuro?

LJ: A tecnologia veio para facilitar a vida dos profissionais da contabilidade, essa é a grande verdade! Ainda percebemos que muitos lutam contra ou à margem dela. Esse dilema, que não deveria existir, é fruto de pessoas desconectadas com o tempo e que talvez ainda não estejam conscientes da realidade em que se encontram inseridas. Hoje, com o uso da inteligência artificial, o trabalho do profissional contábil ganhou outra dimensão e magnitude. Aqueles que entendem a nova realidade, certamente estão realizando grandes conquistas, enquanto os que ainda não conseguiram tomar ciência dos tempos atuais, estão remando contra a maré e estagnados dentro do mercado.

CRCPR Online: Os profissionais contábeis devem estar atentos a quais oportunidades, tendo em vista o cenário socioeconômico brasileiro?

LJ: Diversas são as possibilidades dentro do cenário brasileiro. De um lado, oportunidades ligadas a ciência contábil em si, visto que as empresas têm carências por profissionais qualificados e conhecedores das normas contábeis internacionais. Ainda segundo esse raciocínio, entram em cena as normas de sustentabilidade, devido às quais os contadores têm grandes chances de crescimento e valorização. Vivemos um momento ímpar, quase exclusivo, uma vez que temos o privilégio de estar diante de tantas portas que se abrem aos profissionais da contabilidade. Neste sentido, enquanto alguns conseguem realizar saltos quânticos, outros ainda se encontram imersos em questões burocráticas e periféricas e não conseguem mergulhar nas melhores oportunidades. Quem quiser realizar grandes conquistas, precisa se reinventar todos os dias, buscando o desenvolvimento de novas soft skills para tornar-se cada vez mais competitivo.

No CRCPR e Sescap-LDR em Sua Região, os participantes terão a oportunidade de se atualizar sobre as mais recentes normas, tecnologias e processos de gestão no setor contábil. Além disso, poderão interagir com a diretoria das entidades organizadoras, os conselheiros locais e os delegados representantes e ampliar seu networking.

Inscreva-se para o evento aqui!

*Sindicato das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações, Pesquisas e de Serviços Contábeis de Londrina e Região.

Reprodução permitida desde que citada a fonte.