A cidade de Londrina recebe o CRCPR e Sescap-LDR* em Sua Região, nos dias 22 e 23 de outubro, no Centro de Eventos e Convenções no Aurora Shopping. O evento presencial contará com uma programação intensa e oferece inscrições gratuitas, com vagas limitadas.

“O objetivo é levar capacitação de qualidade para profissionais da contabilidade da região, abordando os desafios da profissão, cenários e posturas profissionais no mercado da contabilidade, o impacto da inteligência artificial na área, o desenvolvimento de competências, a liderança feminina na contabilidade, a criatividade, e outros temas”, explica o presidente do  Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR), Everson Breda Carlin, um dos palestrantes do evento, que falará sobre o Auditoria, Ética e Compliance, na manhã do dia 23.

Inscreva-se aqui!

Uma das palestras do evento abordará o tema “Criatividade e Inovação para Escriturar os seus Sonhos”, discutindo perspectivas de mercado e oportunidades, explorando formas de alcançar o protagonismo profissional e o que é necessário para a conquista do sucesso no universo contábil. A palestrante será Eduarda Schmitk Colle, professora de graduação e pós-graduação de cursos da área de gestão de negócios, inovação e criatividade.

Confira entrevista com Eduarda Schmitk Colle sobre a palestra “Criatividade e Inovação para Escriturar os seus Sonhos”

Eduarda Schmitk Colle

CRCPR Online: De que maneira a inovação pode mudar a forma como planejamos e alcançamos objetivos financeiros de longo prazo?

Eduarda Schmitk Colle (ESC): Para além das mudanças disruptivas baseadas em Inteligência Artificial, que hoje já é uma realidade palpável e está remodelando a forma como efetuamos planejamentos a longo prazo, a inovação envolve a aplicação de novas ideias e abordagens criativas para resolver problemas e alcançar objetivos de forma mais eficiente. No planejamento financeiro de longo prazo, isso significa repensar como estabelecemos metas, identificamos oportunidades e enfrentamos desafios. Por exemplo, soluções inovadoras podem incluir metodologias mais ágeis e adaptáveis para planejamento, permitindo revisões constantes à medida que o mercado e as condições econômicas mudam. Também envolve a criatividade na diversificação de investimentos, na gestão de riscos e na busca por novas fontes de receita. A inovação incentiva uma visão mais holística e flexível do futuro, no qual os objetivos financeiros podem ser ajustados conforme o cenário muda, sem perder o foco no resultado almejado.

CRCPR Online: Como a inovação pode ser utilizada para enfrentar os desafios diários da profissão contábil?

ESC: Inovar na contabilidade não se limita ao uso de novas tecnologias, muito embora essa seja uma realidade já presente e imutável, principalmente com a possibilidade de robotização de processos a partir do uso da inteligência artificial. Falar em inovação na contabilidade pode estar ligado também a maneira como se abordam problemas do dia a dia. A inovação pode vir da adoção de novas abordagens de trabalho em equipe, como o design thinking, que busca soluções centradas nas necessidades dos clientes e do negócio. Ao desafiar o status quo e procurar maneiras criativas de solucionar problemas, os profissionais contábeis podem agregar mais valor ao negócio, sendo capazes de não apenas reagir aos desafios, mas também antecipá-los e transformá-los em oportunidades.

*Sindicato das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações, Pesquisas e de Serviços Contábeis de Londrina e Região.

Reprodução permitida desde que citada a fonte.