Coordenadores de cursos de contábeis têm palestra sobre o Enade, no CRCPR
A convite da Comissão de Coordenadores de Cursos de Ciências Contábeis do CRCPR, o professor Wilhelm Milward Meiners, da Universidade Positivo e Unibrasil, ministrou palestra, dia 30 de setembro, pela manhã, a um grupo de coordenadores de cursos de Ciências Contábeis de Curitiba e região. Estudioso do assunto, o professor Wilhelm falou sobre a importância do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes ? Enade, no contexto da expansão das instituições de ensino superior, da multiplicação de cursos e matrículas, da globalização dos mercados e do papel da universidade no desenvolvimento social na era do conhecimento.
Antes de explanar sobre Enade em si, falou sobre modelos de avaliação de estudantes noutros países, como o anglo-americano, em que a avaliação sublinha o aspecto quantitativo, para produzir resultado classificatório e medir performance das instituições e o controle de desempenho individual; diferente do sistema holandês e francês que combina fatores qualitativos e quantitativos.
Segundo ele, experiência brasileira mais antiga e duradoura remete à avaliação da CAPES para os cursos de pós-graduação, desde 1976. É de 1983 o PARU - Programa de Avaliação da Reforma Universitária (Lei 5540/1968); o PAIUB de 1993 ? Base: CF 1988) Programa de Avaliação Institucional das Universidades Brasileiras; o ENC (Lei 9131/1995 ? Base: LDB/1996): Exame Nacional de Cursos (provão), Avaliação das Condições de Ensino e Oferta (ACE e ACO) e Avaliação Institucional dos Centros Universitários.
O ENADE é um exame aplicado pelo MEC, por intermédio do INEP ? Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, em conjunto com outras ferramentas de avaliação, para medir o desempenho dos estudantes com relação aos conteúdos previstos nas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) dos cursos. O objetivo principal é avaliar se os alunos dos cursos de graduação possuem as competências e habilidades mínimas necessárias para o exercício profissional e constituir referenciais que permitam a definição de ações voltadas para a melhoria da qualidade dos cursos de graduação, por parte de professores, técnicos, dirigentes e autoridades educacionais.
Como funciona
Todo ano o MEC lança uma portaria definindo os cursos que vão participar do ENADE e o dia que será realizado o EXAME (2009: 8/nov; 13 horas). As instituições de Ensino fazem o cadastro dos alunos que estão habilitados para fazer o exame conforme a portaria do MEC (2009: 29/jun a 31/ago). O INEP/MEC define em portaria os conteúdos de Formação Geral e Conhecimentos Específicos de cada área a ser avaliada. Os alunos habilitados fazem o exame e o MEC emite um conceito para cada curso conforme o resultado do exame e demais instrumentos de avaliação utilizados. É responsabilidade da Instituição de Ensino a inscrição junto ao INEP de todos os alunos habilitados à participação no exame. A Instituição de Ensino inscreve alunos em duas modalidades - Alunos de primeiro ano - ingressantes: São os que completaram entre 7% e 22% do currículo, até 1º de agosto. Alunos de último ano - concluintes: São os que completaram mais de 80% do currículo, até 1º de agosto ou estão em vias de concluir o curso. Os concluintes que colarem grau até 31 de agosto ficam dispensados da realização do ENADE.
Para o professor Wilhelm, ao fazer o Enade, os estudantes ganham reconhecimento e a valorização do seu diploma. O conceito (nota de 1 a 5) que o seu curso terá depende do seu desempenho na prova, importante para a renovação de reconhecimento automático do seu curso; concessão de bolsas de estudo, além reconhecimento pelo mercado de trabalho.
Próxima reunião: 26 de outubro
A Comissão de Coordenadores de Cursos de Ciências Contábeis do CRCPR reúne-se há vários anos para debater problemas do ensino de contabilidade e organizar eventos, como seminários, palestras e ciclos de estudos. Na reunião de quarta-feira última foi discutida a organização do 9º Ciclo de Estudos Contábeis de Curitiba, que será realizado em novembro.
Coordenada pelo professor da UFPR Luiz Carlos de Souza, a comissão está revendo regras, passando a convidar professores de instituições do interior, além dos coordenadores dos cursos da capital e região metropolitana. Na última reunião-palestra, por exemplo, estavam presentes os professores Roberto Navarro, da UNICENTRO de Irati; José Cescon, do CESUFOZ de Foz do Iguaçu; Nelcimara de Oliveira, da FATEB de Telêmaco Borba; Jorge Leandro D. Ferreira, da FECILCAM, de Campo Mourão.
Além destes: Claudio Marcelo R. Cordeiro, da FACULDADES SANTA CRUZ ? Curitiba; Marisa Bernardino de Albuquerque, da UTP ? Curitiba; Paulo Sérgio Miguel, da PUCPR ? Curitiba e São José dos Pinhais; Tatiana Frey Biehl Brandão, da OPET ? Curitiba; Edson Azanha, da FAMEC ? São José dos Pinhais; Cleston Alexandre dos Santos, da FACINTER ? Curitiba; Claudio Nogas, da FACIMOD ? Curitiba; Marcio José Assumpção, da SPEI ? Curitiba; Paulo dos Santos e Paulo Eugênio d. Vielas, da FAESP ? Curitiba; Robert Armando Espejo, da FACET ? Curitiba; Antônio Otílio Freire, da UNIANDRADE ? Curitiba; Érico E. da Luz, da UNIFAE ? Curitiba.
Professor Wilhelm Milward Meiners, da Universidade Positivo e Unibrasil.