O tradicional Fórum do Auditor, promovido pelo Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR), acontecerá no dia 25 de setembro, das 8h às 17h. O evento será transmitido pela TV CRCPR e valerá 8 pontos no Programa de Educação Profissional Continuada do Conselho Federal de Contabilidade (PEPC-CFC). Inscreva-se aqui!

O Fórum contará com uma programação de quatro painéis. O segundo painel será sobre “Contribuições da Psicologia no Desenvolvimento do Pensamento Crítico: Aprofundando no papel do julgamento e do ceticismo profissional”, e irá explorar como os conhecimentos desenvolvidos no âmbito da Psicologia podem ser utilizados para fortalecer as habilidades críticas dos profissionais de contabilidade, promovendo um julgamento mais robusto e um ceticismo informado em relação às informações e evidências encontradas no contexto profissional. O mestre e doutor em Psicologia, João Paulo Araújo Lessa (currículo), será o painelista.

Confira entrevista com o painelista João Paulo Araújo Lessa

CRCPR Online: De que forma o ceticismo profissional, quando bem aplicado, pode ajudar a evitar erros de julgamento em contextos de tomada de decisão?

João Paulo Araújo Lessa (JPAL): O ceticismo profissional permite ao indivíduo uma análise mais profunda e crítica daquilo que lhe é apresentado e dito, evitando aceitação precipitada de informações. Isso reduz o risco de erros de julgamento ao garantir que todas as evidências sejam verificadas e avaliadas com rigor antes de tomar decisões nos diferentes níveis de impacto.

CRCPR Online: Como você enxerga o futuro do desenvolvimento do pensamento crítico na era da informação, onde estamos constantemente expostos a grandes volumes de dados e desinformação?

JPAL: A habilidade de avaliar a credibilidade das fontes e a validade das informações será essencial, especialmente quando falamos de profissões que atuam em áreas especializadas, para tomar decisões informadas e combater a desinformação de forma eficaz. Isso irá contribuir para uma atuação não somente técnica, mas, acima de tudo, ética!

A programação do Fórum do Auditor também irá explorar os temas “Muito Além do ChatGPT: A jornada da experimentação à adoção da Inteligência Artificial Generativa”, “Conectando Pessoas: Examinando os desafios geracionais e as habilidades tecnológicas essenciais no mundo moderno” e “Fraudes Contábeis e Corporativas em Pauta! Casos e estratégias no cenário atual”.

Produzido pela Comissão CRCPR Auditoria Contábil, o evento será uma oportunidade para os participantes atualizarem e expandirem seus conhecimentos, trazendo insights inovadores, abordando as últimas tendências e desafios enfrentados pelos profissionais de auditoria.

Confira a entrevista com Eliza Bitencourt Albuquerque, que ministrará o painel abordando “Conectando Pessoas: Examinando os desafios geracionais e as habilidades tecnológicas essenciais no mundo moderno”, clicando aqui

Reprodução permitida desde que citada a fonte.