Recentemente, Juh Círico fez história ao se tornar a primeira doutora em Ciências Contábeis transgênera do Brasil. Graduada em Contabilidade e com mestrado em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), Juh conquistou seu doutorado acadêmico em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), e defendeu sua tese em "Vozes da resistência: vivências de pessoas transgêneras e travestis na contabilidade brasileira", no dia 9 de abril, pela qual recebeu nota máxima. O CRCPR também faz parte da trajetória da contadora. Juh Círico é integrante da Comissão CRCPR Diversidade & Inclusão.
O portal Contábeis realizou uma entrevista com Juh Círico, no qual discutiram sua tese de doutorado e sua jornada como mulher trans na contabilidade:
"Sou a primeira travesti no Brasil a se tornar doutora em contabilidade, infelizmente ainda não há outras pessoas trans no doutorado nessa área. Minha defesa é histórica e foi um abrir de portas para que outras pessoas trans e travestis possam entrar e permanecer em ambientes na contabilidade, acadêmicos e organizacionais. Recebi nota 10 pela tese estruturada em três artigos científicos, com indicação para premiação", afirmou Juh.
Para o portal, Juh também destacou a necessidade de mudanças e implementações de ações e políticas de permanência nos espaços das organizações contábeis, para garantir que pessoas trans e as demais minorias possam ter cada vez mais acesso aos ambientes da contabilidade.
Para ler a entrevista completa, clique aqui!
Fonte: CRCPR, com informações do Portal Contábeis.
Reprodução permitida desde que citada a fonte.