Como parte do Programa "O Contador do Amanhã", nas noites de 18 e 19 de setembro, os conselheiros do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR) ministraram palestras em duas instituições de ensino. No dia 18, em Maringá, na Faculdade Adventista do Paraná (FAP), o conselheiro e vice-presidente de Registro do CRCPR, Claudemir Matiusso, realizou uma palestra para estudantes do curso de Ciências Contábeis.
No dia 19, em Campo Mourão, Anselmo Pedrangelo, também conselheiro do CRCPR, ministrou uma palestra para mais de 150 estudantes do curso da Universidade Estadual do Paraná (Unespar). Essa palestra, ministrada por Pedrangelo, fez parte da programação da "Semana do Contador" promovida pela Universidade. Durante as apresentações, os conselheiros abordaram temas como as responsabilidades e funções do CRCPR, as perspectivas de carreira na área contábil e as iniciativas da entidade para promover o reconhecimento da profissão contábil e proteger os interesses públicos.
Na Unespar, em um segundo momento, aconteceu uma roda de conversas sobre carreira profissional com contadores que atuam em diversas áreas. A mesa foi mediada pelo professor e pesquisador Marcelo Marchine, da UNESPAR-Campo Mourão, e contou com a participação do conselheiro do CRCPR e empresário contábil, Anselmo Pedrangelo; da professora, pesquisadora da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e contadora da área pública, Kerla Mattiello; do contador e executivo bancário, Valmir Ferreira Júnior; e da empresária contábil e contadora da área pública, Mariza Pante Ferreira.
Ministradas por conselheiros do CRCPR, as palestras são elaboradas pensando nos futuros profissionais da área contábil. Nelas são abordados os aspectos mais importantes da profissão regulamentada, além da missão dos Conselhos de promover o desenvolvimento da profissão contábil, atuando como fator de proteção da sociedade, já que primam pela ética e pela qualidade na prestação dos serviços.
"Por meio de palestras institucionais, pretendemos alcançar o maior número possível de estudantes, levando conhecimento sobre o Sistema CFC/CRCs e sobre a profissão contábil, a fim de prepará-los melhor para o ingresso na profissão", explica o presidente do CRCPR, Laudelino Jochem. "Queremos que os contadores do amanhã saibam que podem e devem interagir com o CRCPR e que estamos comprometidos com a efetiva transformação da nossa profissão, de forma que ela continue sendo relevante e estratégica para a sociedade", completa.
Reprodução permitida, desde que citada a fonte.