Whatsapp Logo Quadrado Whatsapp Logo Quadrado

Notícias

Jackson Lima.jpgO contador curitibano Jackson Osmar Lima sagrou-se, no último sábado (3), aos 55 anos, campeão estadual na 30ª edição do Campeonato Paranaense de Karatê Tradicional, categoria Kata em Equipe Master (simulação de luta - 45 anos e acima). A disputa ocorreu no ginásio do Clube de Campo Santa Mônica, Colombo-PR.

Pódio.jpg

Formado em Ciências Contábeis  pela Fundação de Estudos Sociais do Paraná - FESP, tem seu registro profissional ativo no Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR) desde 1996 mas o amor pela profissão vem de berço, já que sua mãe, Sônia Bertoli Lima - já falecida - também era contadora e os dois trabalharam juntos desde que ele iniciou seus passos na profissão. Já o karatê entrou em sua vida há cerca de 15 anos. Faixa preta 2º Dan (denominação de cada um dos graus de maestria atribuídos aos praticantes de artes marciais japonesas que ultrapassam os níveis básicos), Lima obteve essa conquista com seus companheiros de equipe Benedito Gomes Barboza e Orestes Borges. "Essa disputa também é conhecida como Copa dos Campeões, e envolveu os 250 melhores atletas de todo o Paraná, classificados nas diversas seletivas regionais", explica. "Na disputa por equipes, cada integrante vai acumulando pontos nas disputas homem a homem e vence o time que somar a maior pontuação", prossegue, esclarecendo ainda que o Karatê Profissional é um esporte amador.

Karate ou Caratê (forma aportuguesada) é uma palavra japonesa que significa “mãos vazias”. Trata-se uma arte marcial japonesa e um método defesa pessoal cujas técnicas executadas com as mãos desarmadas. Kata, por sua vez, no karatê, é uma simulação de combate detalhada de movimentos, que é praticada individualmente ou em equipe. "É uma luta simulada", esclarece Lima.

Apesar de o título qualificar a equipe para disputar o campeonato brasileiro, que acontecerá no Mato Grosso em setembro, ele ainda não sabe se poderá participar. "Embora a disputa coincida com o feriado de 7 de setembro, estamos avaliando nossos compromissos pessoais e profissionais", pondera, acrescentando que faz parte da comissão organizadora do Mundial de Karatê Tradicional, que acontecerá no ginásio da PUCPR, em Curitiba, nos dias 7 e 8 de dezembro.