Contabilistas de São José dos Pinhais fazem treinamento sobre o eSocial
Ao fazer a abertura do seminário sobre eSocial, dia 3 de dezembro, na Associação Comercial de São José dos Pinhais, o vice-presidente da Câmara de Desenvolvimento Regional do CRCPR, Mauro Luís Moreschi, comentou sobre o impacto da nova sistemática. Segundo ele, “tanta importância vem sendo dada ao módulo, requerendo muita informação e treinamento, porque o eSocial vai integrar os sistemas informatizados das empresas para o cumprimento das diversas obrigações trabalhistas, previdenciárias e tributárias”.
O seminário, que lotou o auditório da ACSJP, no horário das 8h30 às 12h, foi ministrado pelo advogado Glauco Marchezin, consultor da IOB, especialista em Direito do Trabalho e Previdenciário, um dos autores do livro “Manual Prático de Retenção de Impostos e Contribuições”, publicado pela IOB.
Ele explicou que o eSocial faz parte do Sistema Público de Escrituração Digital (Sped) e foi concebido para unificar informações, eliminar formulários e algumas obrigações acessórias. A implantação começa em 2014, mas por etapa - começando pelo cadastramento de cada funcionário. A segunda fase prevê o registro das informações relacionadas à inclusão de eventos trabalhistas – como férias, afastamento, mudança de salário. Os últimos dados a serem lançados devem ser referentes à folha de pagamento.
Glauco informou como será o escalonamento de obrigatoriedade – primeiro as empresas de grande porte -, descreveu quais são as obrigações acessórias, eventos, prazos e aspectos legais do eSocial, além de alertar os presentes sobre como se preparar para utilizar o sistema sem risco de cometer erros.
Para se inscrever no seminário, foram exigidos apenas dois brinquedos, que serão distribuídos a crianças carentes.
Moreschi, na abertura do evento em São José dos Pinhais: eSocial requer informação e treinamento.
Participação no seminário foi condicionada à doação de dois brinquedos novos.