Foz do Iguaçu recebe, entre os dias 12 e 14 de novembro, a 8ª edição do Fórum Paranaense de Contabilidade, Finanças e Controles Aplicados ao Setor Público. No dia 12, a abertura contou com a participação do presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR), Everson Breda Carlin; da coordenadora da Comissão CRCPR Contador Público, Aline Bogo; da conselheira do CRCPR, Rosemere Kyiomi Hayashi; do conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Paraná, Ives Linhares; e, representando a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), o professor José Sescon.
O Fórum conta com três dias de atualização intensiva sobre as novas fronteiras da contabilidade pública, os desafios das exigências legais e regulatórias, e as inovações que melhoram a eficiência e a qualidade dos serviços prestados à sociedade. Sediado no campus regional da Unioeste, o Fórum foi organizado pela Comissão CRCPR Contador Público e mediado por Elias Dandolini, delegado representante do CRCPR na região.
A "Evolução Tecnológica a Favor da Gestão Patrimonial" foi o tema da primeira palestra, com o especialista em Contabilidade Pública e Responsabilidade Fiscal, Diogo Duarte, que falou sobre a gestão de bens no setor público e a importância da tecnologia para garantir a rastreabilidade dos ativos, a redução de fraudes e perdas e a melhoria na eficiência e economicidade da gestão dos recursos públicos.
"Independente da tecnologia utilizada, o sucesso da gestão patrimonial se dá a partir de pessoas. É a partir de uma mudança cultural que o patrimônio mudará de patamar. Tecnologia e conhecimento técnico representam 40% do sucesso patrimonial, enquanto os outros 60% dizem respeito às pessoas", enfatizou Diogo Duarte.
O primeiro dia do evento contou ainda com uma homenagem. O presidente do CRCPR, Everson Breda Carlin, realizou a entrega da comenda Duílio Luiz Bento ao profissional contábil Sérgio José Dambros.
Para os participantes devidamente inscritos e que cumprirem a atividade de confirmação de presença, o evento valerá certificação. A pontuação no Programa de Educação Profissional Continuada do Conselho Federal de Contabilidade (PEPC-CFC) é de 9 pontos para PROPG* e PRORT*; 8 pontos para peritos; 7,5 pontos para auditores e SUSEP*; e 6,5 pontos para CMN*, PREVICAUD* e PREVIC*.
Confira entrevistas com os palestrantes:
*Funções da pontuação no PEPC-CFC:
Reprodução permitida desde que citada a fonte.