Conselho da Junta Comercial do PR faz balanço de atividades
Reunião foi dia 26 no CRCPR
O Conselho de Administração da Junta Comercial do Paraná, presidido pelo secretário interino da Indústria e Comércio do Estado do Paraná, Ercílio Santinoni, realizou terça-feira, 26 de julho, na sede do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná, a sua primeira reunião. Anfitrião, o presidente do CRCPR Paulo Caetano, depois de destacar a importância da Junta Comercial para os contabilistas, falou do prestígio para o CRCPR por sediar essa reunião, abrindo as portas da entidade para outros eventos.
Na ocasião foram apresentadas estatísticas sobre a movimentação da Junta Comercial do Paraná, em todas as suas unidades, compreendendo o período de 2008 a 2011. O Paraná é o sexto estado em número de MEIs com 64.467, 5,13% do total no país de 1.256,016, informou. São Paulo é o primeiro com 274.329, seguido do Rio de Janeiro com 165.160 e Minas Gerais com 122.016. No ano de 2008 foram formalizadas 22.354 empresas no Paraná, 24.843 em 2009, 24.306 em 2010 e 25.811 este ano, até junho. As alterações contratuais somaram 67.861 em 2008, 71.958 em 2009, 76.595 em 2010 e 78.560 em 2011. Foram divulgados ainda dados sobre extinções de empresas, emissão de certidões simplificadas e específicas, certidões de inteiro teor, registro de livros mercantis e documentos protocolados e sobre constituição de Microempreendedor Individual.
O Conselho de Administração da Junta Comercial do Paraná é formado por presidentes das federações e conselhos de classe com representação no órgão. Participaram, portanto, da reunião, além do presidente Ercílio Santinoni e do secretário do Conselho (presidente da Junta), Ardisson Naim Akel, Luiz Anselmo Trombini (representando a Fetranspar), João Paulo Koslovski (Ocepar), Hélio Bampi (Fiep), João Luiz Rodrigues Biscaia (Faep), Édson José Ramon (Associação Comercial do Paraná), Darci Piana (Fecomércio), Ercílio Santinoni respondeu também pela Associação das Micro e Pequenas Empresas, Marcus Vinícius Tadeu Pereira (Faciap), Guilherme Kloss Neto (OAB), Paulo Caetano (CRCPR), Gilberto Serpa Griebler (CRA), Alexandre Radtke (Fepasc), Maria de Fátima Miranda (Corecon), Nelson Victor Koerick representou os vogais da Jucepar, Valdecir Proença Pereira os funcionários, Sebastião Motta a secretaria, Eduardo Vieira de Souza Barbosa a procuradoria. Presentes também o vice-presidente da Junta Antônio Romão Montes, o contador Idervan Caetano, a vice-presidente do CRCPR Lucélia Lecheta, o vice-presidente de Registro do CRCPR João Gelásio Weber, o vice-presidente da Câmara Técnica do CRCPR e vogal da Junta pela classe contábil, Armando Lira; o conselheiro do CRCPR Túlio Francisco Andrade Hofmann; o presidente da Fenacon Valdir Pietrobon, o presidente do Sicontiba Narciso Doro, e os diretores do CRCPR, Gerson Borges de Macedo e Hugo Catossi.
A partir da esquerda: Paulo Caetano, presidente do CRCPR; Ercílio Santinoni, secretário interino da Indústria e Comércio do Estado do Paraná; Ardisson Naim Akel, presidente da Junta Comercial do Paraná.