O contador Sérgio Augusto da Porciúncula Júnior é o coordenador da Comissão CRCPR Auditoria Contábil. O grupo de trabalho visa aprimorar a atuação dos profissionais de Auditoria no mercado de trabalho, com estudos e discussões sobre assuntos que necessitam de interpretação e orientação técnicas. Além disso, estimula o conhecimento técnico e a promoção da Educação Continuada, promovendo eventos sobre temas atuais e relevantes na área. Nesta entrevista, Porciúncula fala sobre o trabalho da comissão e principais assuntos em discussão.
CRCPR Online: Como o senhor reagiu ao convite do presidente Everson Carlin para dar continuidade à liderança da comissão?
Sérgio Porciúncula (SP): Fiquei muito agradecido por me reconduzir à frente da Comissão, permitindo que eu continue a contribuir com a classe contábil e a auditoria paranaense. A responsabilidade e o desafio da continuidade são também motivadores para ampliar ainda mais a qualidade e a relevância dos temas, que também conta agora com o escrutínio do vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CRCPR, Laudelino Jochem.
CRCPR Online: Quais são os principais pontos de discussão desta Comissão?
SP: Refletir sobre a complexidade e os desafios enfrentados pela sociedade estão entre as principais discussões no grupo de trabalho e nos levam a aprofundar estudos e conteúdo para trazer temas relevantes para a classe dos auditores. Assuntos como Inteligência Artificial, Revisões das Normas de Auditoria, Fraudes Contábeis e/ou Corporativas, impactos das mudanças da Reforma Tributária são alguns dos temas que estão presentes constantemente nas pautas das nossas reuniões. Também destaco a importância do papel do Auditor em relação as novas Normas de Sustentabilidade decorrentes da aplicação prática do ESG, questão que ganhou destaque nos últimos anos, principalmente após a pandemia do COVID-19.
CRCPR Online: Qual acredita que será o foco desta Comissão nestes próximos anos?
SP: Temos como pilar principal da Comissão prezar por um trabalho de acompanhamento aos temas que vêm sendo discutidos pelo mercado a nível nacional e internacionalmente e respondermos a eles. Por isso, nosso compromisso é de manter o acompanhamento dos assuntos de ponta e compartilhá-los, da melhor forma possível, com toda a classe dos auditores do Paraná.
CRCPR Online: Como os profissionais da área interagem com a Comissão?
SP: As portas da Comissão de Auditoria estão sempre abertas para que nossos colegas participem com seus comentários, sugestões e feedbacks. Contamos com a classe de auditores para que a nossa Comissão e, consequentemente, também o CRCPR, possam ser cada vez mais efetivos no apoio às suas demandas e que os resultados apurados possam ser compartilhados com todos, impactando positivamente nossa comunidade.
Contato: comissao.auditores@crcpr.org.br
Integrantes da Comissão CRCPR Auditoria Contábil:
Reprodução permitida, desde que citada a fonte.