A contadora Rafaela Neves Cargnin é a coordenadora da Comissão CRCPR Valoriza. O grupo de trabalho tem como objetivo a valorização da profissão contábil, promovendo a comunicação do CRCPR com os profissionais da contabilidade, estudantes e empresários, e orientando sobre a profissão, áreas de atuação, órgãos de fiscalização, obrigações e deveres do profissional contábil.

Rafaela é também bacharel em Direito, proprietária de organização contábil, com pós-graduação em Relações entre Empresa e Poder Público, em Gestão Financeira, Contábil e Auditoria e, atualmente, está especializando-se em inteligência artificial. Ela é ainda delegada do SESCAP-PR em Paranavaí e secretária do Sincopar. Nesta entrevista, Cargnin fala sobre o trabalho da comissão e principais assuntos em discussão no grupo.

CRCPR Online: Como reagiu ao convite do presidente Everson Carlin para liderar a comissão?

Rafaela Cargnin (RC): Fiquei imensamente honrada e empolgada com o convite. Ser chamada para liderar a Comissão de Valorização Profissional é um grande reconhecimento e um desafio que aceitei com muita disposição e entusiasmo.

CRCPR Online: Quais são os principais pontos de discussão desta Comissão?

RC: A Comissão de Valorização Profissional desempenha um papel essencial dentro do CRCPR, por ser responsável por desenvolver ideias e projetos, alinhados com as diretrizes do conselho, que fortaleçam a imagem e a importância do contador na sociedade, promovendo o desenvolvimento contínuo da profissão. Atualmente, estamos focados em iniciativas como a atualização tecnológica e o uso da inteligência artificial na contabilidade. Além disso, estamos trabalhando na campanha "Valorize seu voto", para destacar a importância da política na valorização da profissão. Temos ainda projetos para incentivar alunos a cursarem Ciências Contábeis e obterem o registro profissional. A comissão também auxilia na continuidade de projetos como a campanha de Imposto de Renda para Pessoa Física.

CRCPR Online: Qual acredita que será o foco desta Comissão nestes próximos anos?

RC: Será continuar a inovar e expandir nossas parcerias estratégicas. Queremos intensificar a comunicação e o engajamento com a sociedade, destacando a importância do contador em diversas áreas de atuação. Além disso, a comissão trabalhará para unir esforços com outras comissões do CRCPR, criando projetos integrados, que valorizem ainda mais a profissão contábil e melhorem nossa visibilidade perante a sociedade e nossos clientes. Além dos projetos mencionados, estamos comprometidos com a colaboração entre todas as comissões do CRCPR. A sinergia entre as comissões é fundamental para criar iniciativas que beneficiem a classe contábil como um todo. Estamos também empenhados em desenvolver projetos que promovam a educação contínua e a capacitação dos contadores, garantindo que estejam sempre atualizados com as melhores práticas e tendências do mercado. Nosso objetivo é tornar a profissão cada vez mais valorizada e reconhecida, proporcionando aos contadores as ferramentas e o apoio necessários para um desempenho de excelência.

Integrantes da Comissão CRCPR Valoriza:

• Aline Langaro
  • Alessandra Fernandes Bichof
  • Devair Aparecido Geremias
  • Kacyara Maria Tovo Kinner
  • Luis Gustavo de Araujo
  • Michele Petry Preisni
  • Sirlene Siqueira Alves

Contato: comissao.valorizacao@crcpr.org.br

Reprodução permitida, desde que citada a fonte.