Whatsapp Logo Quadrado Whatsapp Logo Quadrado

Notícias

A contadora Aline Langaro é a delegada representante do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR) na região de Palmas, desde agosto de 2018. Os delegados e delegadas representantes do CRCPR são profissionais da contabilidade nomeados para desempenhar algumas funções da instituição em suas bases regionais, além de prestar atendimento a profissionais e organizações contábeis quanto a assuntos relacionados ao Conselho. A atividade é honorífica (não remunerada) e o procedimento de escolha é realizado pelo CRCPR entre os candidatos que possuam registro ativo e regular. 

Em 2020, foi implantado o novo Regramento de Funcionamento das Delegacias do CRCPR, com novas formas de atuação dos delegados representantes e com a possibilidade de candidatura aberta, conforme condições e requisitos especificados na Resolução CRCPR n.º 820/2020 e na Resolução CFC n.º 1.557/2018.  

Nesta entrevista, Aline Langaro conta um pouco da sua trajetória profissional e do trabalho do CRCPR na região.

CRCPR Online: Qual foi a sua motivação para se candidatar à função de delegado representante do CRCPR?

Aline Langaro (AL): Em 2018, o antigo delegado do CRCPR, Francisco Fávero, indicou-me como delegada. O conselheiro Aguinaldo Mocelin participou do processo para seleção. Após fazer parte do CRCPR, percebi quão importante é o nosso Conselho e conheci pessoas incríveis. Então, tive a oportunidade de me candidatar e fazer parte novamente. Não há lugar melhor para crescer profissionalmente e intelectualmente.

CRCPR Online: Quanto à comunidade contábil da região de Palmas, como tem atuado?

AL: Tenho desempenhado diversas atividades em prol do CRCPR, representando o Conselho em eventos do Instituto Federal do Paraná (IFPR), como a entrega do Certificado de Melhor Aluno do curso de Ciências Contábeis, acompanhamento e encaminhamento para estágio, e a divulgação de eventos nas redes sociais. Além disso, venho prestando atendimento a colegas de profissão, fornecendo informações e esclarecendo dúvidas, principalmente no que diz respeito à obtenção do registro. Mensalmente, envio e-mails personalizados por cidade aos contadores da região, informando sobre os eventos promovidos pelo CRCPR. Atuo também como intermediária entre os órgãos municipais, facilitando a comunicação e cooperação. Como representante dos contadores, participo ativamente de audiências públicas no município, contribuindo para a defesa dos interesses da classe. Estou constantemente à disposição para auxiliar colegas, pois meu principal objetivo é destacar a importância do nosso Conselho e evidenciar suas ações em prol da classe contábil.


CRCPR Online: Poderia nos contar um pouco da sua trajetória profissional e envolvimento com o CRCPR?

AL: Comecei a trabalhar em um escritório de contabilidade e, desde então, desenvolvi uma profunda paixão pela área. Em 2005, concluí minha formação e assumi a gestão do escritório que pertencia ao meu pai. A transição de funcionária para gestora trouxe diversos desafios, mas com o apoio do meu pai, superei cada obstáculo. Ao longo dos anos, adquiri experiências e consolidei meu espaço no ramo, com aprimoramento contínuo. 

CRCPR Online: Depois que se tornou delegado representante, o que mudou na sua visão em relação à entidade?

AL: Hoje, como delegada, entendo melhor como funciona o Conselho e quais são os trabalhos desenvolvidos na atuação junto a órgãos federais, na fiscalização que é essencial para a classe e na formação de profissionais qualificados, éticos e competentes, e por meio da Educação Continuada, com eventos semanais das Escolas Técnicas e demais cursos e eventos.