O contador Cláudio Luiz Brunetto, vice-presidente de Controle Interno do CRCPR, é o coordenador da Comissão CRCPR Rural. O grupo de trabalho tem como objetivo aproximar o CRCPR e os profissionais da contabilidade paranaense que atuam na área do agronegócio por meio de reuniões, debates, estudos e eventos relacionados à contabilidade rural.

Brunetto, empresário contábil e auditor independente, possui pós-graduação em Auditoria e Gerência Financeira e em Direito Empresarial Tributário. É também membro do Conselho Superior da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap) e do Conselho Deliberativo da Associação Comercial e Industrial de Cascavel (ACIC). Nesta entrevista, Brunetto fala sobre o trabalho da comissão e principais assuntos em discussão no grupo.

CRCPR Online: Como reagiu ao convite do presidente Everson para dar continuidade à liderança da Comissão?

Claudio Luiz Brunetto (CLB): Recebi o convite com muita alegria. Isso evidencia a confiança do nosso presidente no trabalho que foi feito pela Comissão.

Claudio Luiz Brunetto

CRCPR Online: Quais são os principais pontos de discussão da área de trabalho desta Comissão?

CLB: O excesso de burocracia, a falta de controle por parte do produtor rural, a dificuldade no entendimento da legislação, os contratos que amparam a atividade rural e a falta de planejamento sucessório familiar e tributário. Assim, procuramos fazer nossos eventos sempre em parceria com entidades do setor rural, para que entendamos as dificuldades enfrentadas pelos profissionais que lidam com o produtor rural e suas atividades.

CRCPR Online: Qual acredita que será o foco desta Comissão nestes próximos anos?

CLB: A Comissão tem um papel fundamental no esclarecimento das dúvidas dos nossos colegas contabilistas sobre apurações de tributos, contabilizações das atividades do setor rural e sucessão familiar. Continuaremos focando nesse trabalho.

Integrantes da Comissão CRCPR Rural

• Claudemir Aparecido Matiusso
  • Eunice Maria Cavali Duarte
  • Fernando Antonio Borazo Ribeiro
  • Jacobus Petrus Jean Lamers
  • Juliano Garrett Galvão
  • Karina da Cunha Ferrerira Fontana
  • Lauri Helfenstein
  • Luciano Lourenço Markiewicz
  • Marcela Huber Pissaia dos Santos
  • Nelson Beltrame
  • Ronaldo Cesar da Silva
  • Valdecir Mokwa

Reprodução permitida desde que citada a fonte.