O contador César Alberto Ponte Dura é o coordenador da Comissão CRCPR ESG. O grupo de trabalho tem por objetivo promover ações, estudos e discussões relacionadas às questões ambientais, sociais e de governança no contexto da profissão contábil.
César é conselheiro do CRCPR e auditor, dedicando-se ao estudo da legislação pertinente ao ESG, bem como à dinâmica dos reports e à confecção dos relatórios de ESG. Nesta entrevista, Dura fala sobre o trabalho da comissão e principais assuntos em discussão no grupo.
CRCPR Online: Como reagiu ao convite do presidente Everson para liderar a Comissão?
César Alberto Ponte Dura (CAPD): Me senti muito feliz e prestigiado, pois sei da importância deste tema, e do carinho que o presidente tem com este programa. Portanto, é com muita responsabilidade e atenção que me dedico a esse tema.
CRCPR Online: Quais são os principais pontos de discussão da área de trabalho desta Comissão?
CAPD: Estamos nos dedicando a levar ao conhecimento do profissional contábil a legislação pertinente à matéria e, fundamentalmente, à confecção e entrega dos relatórios e sua dinâmica. O ambiente em que estamos inseridos ganhou uma nova ferramenta, e o profissional contábil pode e deve ser o protagonista desse movimento. A sustentabilidade e a boa governança nas empresas são hoje extremamente importantes e necessárias, tanto para o nosso bem-estar quanto para o das futuras gerações.
CRCPR Online: Qual acredita que será o foco desta Comissão nestes próximos anos?
CAPD: Entregar ao profissional contábil um estudo mais elaborado sobre este tema de forma simples, fácil e acessível. Para isso, temos que desmitificar este assunto e trazer o profissional para essa nova área de atuação.
Integrantes da Comissão ESG
Contato: comissao.esg@crcpr.org.br
Reprodução permitida desde que citada a fonte.