Whatsapp Logo Quadrado Whatsapp Logo Quadrado

Notícias

Representantes do Comitê de Olho na Transparência (COT) se reuniram no dia 9, no Sescap-PR e de forma online, para discutir as pautas em andamento no grupo.  Sob a presidência de Gisele Machioski, representante do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR), o grupo discutiu quais serão os próximos projetos a serem analisados, além da mudança no estatuto para ampliar sua atuação. 

Além de dar continuidade a análise do cumprimento da Lei de Acesso à Informação via portais da transparência, o Comitê terá uma atuação mais abrangente, permitindo uma fiscalização mais efetiva, assim como comunicação mais completa e transparente à sociedade paranaense. 

A inclusão de novas atribuições vai contribuir para aprimorar os mecanismos de controle social aumentando a transparência e a responsabilidade da administração pública”, explicou Gisele Machioski, ao destacar que haverá um acompanhamento mais abrangente em obras públicas, licitações e em alguns trabalhos específicos que envolvem o uso de dinheiro público. “A população precisa entender o que está acontecendo nas repartições públicas, onde estão sendo utilizados os recursos públicos”, disse.

Além de Gisele, participaram da reunião Antonio Moacir Pozzobon, também representante do CRCPR; Gilberto Coelho de Miranda Junior e Celso Bernardo, representando o Conselho Regional de Economia do Paraná (Corecon-PR); Fabio Karpovicz, representando a Ordem dos Advogados do Brasil - Paraná, a OAB/PR; e Tânia Terezinha Dobrovolski e Allan Jucovski, representando o SESCAP-PR.

O Comitê de Olho na Transparência (COT), formado em 2015, é composto por representantes do Sescap-PR, CRCPR, CoreconPR e OAB-PR e tem como objetivo verificar se os órgãos públicos vêm prestando contas das despesas conforme exige a Lei de Acesso à Informação (Lei n° 12.527, de 18 de novembro de 2011) no que diz respeito às empresas que trabalham com dinheiro público. O Comitê analisa os portais da transparência e, se houver irregularidade, aponta as falhas por meio de ofício para serem tomadas as providências. 


*SESCAP-PR: Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis, Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas

Reprodução permitida, desde que citada a fonte.