Ao dar cumprimento à agenda de reuniões, a coordenação do Comitê Científico do 21º CBC está reunida na sede do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), em Brasília (DF), nesta quarta-feira (19) e quinta-feira (20), para acertar os últimos detalhes da programação e para elaborar as ementas que irão compor os painéis e palestras do Congresso, a ser realizado no período de 15 a 18 de novembro de 2020, na cidade de Balneário Camboriú (SC).
De acordo com o coordenador do Comitê Científico, Ernani Ott, “estamos reunidos hoje para complementar a etapa de fechamento dos painéis e palestras, confirmando e realizando as alterações necessárias. Além disso, vamos elaborar as ementas que comporão cada atividade.”
Estão presentes na reunião os professores Ernani Ott, coordenador; Márcia Martins Mendes de Luca, vice-coordenadora; e Jacqueline Veneroso Alves da Cunha.
Desde o ano passado, o Comitê Científico do 21º CBC, que foi instituído pela Portaria CFC n.º 121, de 23 de maio de 2019, vem se reunindo para definir e aprimorar as estratégias que envolvem a elaboração de artigos científicos.
Entre suas principais funções, destacam-se: incentivar a elaboração de trabalhos científicos e técnicos; receber os trabalhos, enquadrá-los no temário ou recusá-los; examinar os trabalhos aceitos, elegendo os que serão apresentados no Congresso; gerenciar o processo de avaliação dos trabalhos científicos e técnicos; eleger os trabalhos a serem premiados no CBC; produzir os anais dos trabalhos aprovados; e elaborar o relatório técnico final, com as conclusões e as recomendações das sessões técnicas.
O Comitê voltará a se reunir, em abril 2020, para dar andamento às demais etapas, como a realização de um treinamento para os membros do Comitê Científico que vão operar com o sistema. Segundo Ott, “cada membro é encarregado de uma área para onde serão submetidos os artigos via sistema”.
Premiação - Os três melhores trabalhos científicos e os três melhores trabalhos técnicos apresentados no 21º CBC serão premiados ao final do Congresso. Os prêmios são de R$10 mil, para os primeiros lugares; de R$8 mil, para os segundos; e de R$6 mil, para os terceiros das duas modalidades.
Consultores ad hoc - Conforme o Regulamento do 21º CBC, os artigos serão avaliados por pelo menos dois consultores ad hoc pelo sistema double blind review, sob a coordenação do Comitê Científico.
Os artigos científicos serão avaliados quanto à inovação, profundidade, contribuição ao avanço do conhecimento, qualidade do referencial teórico, da análise dos resultados e das conclusões.
Os artigos técnicos, por sua vez, serão avaliados quanto à aplicação prática do conhecimento, contribuição para a profissão contábil, qualidade da análise dos resultados e das conclusões.
Os autores dos melhores artigos científicos serão convidados a submetê-los ao Fast Track da Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade (REPeC) e dos melhores artigos técnicos ao Fast Track da Revista Brasileira de Contabilidade (RBC).
Programação - Conforme a programação, o evento contará com um total de até 264 atividades técnico-científicas. Estão previstos dois auditórios para apresentação de até quatro artigos simultâneos. Essas apresentações serão realizadas a cada 30 minutos, nos horários das 14h às 15h30 e das 16h às 17h30, totalizando, nos três dias de evento, até 144 apresentações.
Já para as sessões de pôsteres, será disponibilizado um estande na feira de negócios, para exposição e discussão dos artigos em horário pré-estabelecido.
Conforme a programação proposta para os painéis, haverá dois auditórios, de 600 lugares cada, para duas apresentações simultâneas, nos horários das 14h às 15h30 e das 16h às 17h30. Com isso, o Congresso contará com 24 painéis nos três dias de evento. Já no auditório principal, estão previstas três palestras por dia, nos horários das 14h às 15h30, das 16h às 17h30 e das 18h às 19h30.
Além disso, segundo a Coordenação do Comitê Científico, todos os auditórios serão utilizados para a realização de fóruns e encontros, no horário das 9h30 às 12h. A programação desses eventos, porém, está a cargo da Comissão Organizadora do 21º CBC.
Para a vice-coordenadora do Comitê, professora Márcia Martins Mendes De Luca, a programação foi cuidadosamente trabalhada e alinhada ao lema do Congresso. “Procuramos abranger todas as áreas, tentando atender a todos os públicos”, afirmou.
Já a professora e contadora Jaqueline Veneroso Cunha afirmou, por sua vez, que os Congressos Brasileiros de Contabilidade atraem muitos profissionais pela qualidade dos temas apresentados. Na opinião da contadora, três pontos podem colaborar para o incentivo à submissão de artigos: “1) o autor pode apresentar os resultados de sua pesquisa; 2) ele saberá que seu trabalho será avaliado por pessoas altamente capacitadas e cuidadosamente escolhidas; e 3) e ele atenderá a uma satisfação pessoal”.
Previsão total de artigos – De acordo com a coordenação, a expectativa é de que sejam recebidos em torno de 500 artigos, número próximo ao do Congresso anterior, realizado em Fortaleza (CE).
Inscrições - As inscrições para o evento já estão abertas: clique aqui.
Submissão de Artigos - O prazo para submissão de artigos para o 21º Congresso Brasileiro de Contabilidade está aberto. Desde o dia 25 de novembro, o sistema está ativo para o envio dos trabalhos. O prazo final para a submissão de trabalhos é o dia 8 de maio, e a divulgação do resultado está prevista para 28 de julho de 2020.
De acordo com Ernani Ott, é primordial que os articulistas encaminhem seus artigos ao longo do período estabelecido, não deixando para submetê-los somente no último dia. “Não deixem para encaminhar os artigos na última hora. Trabalhem, desde já, com muita calma, para que, dessa forma, seu artigo faça a diferença”, recomenda.
Para conhecer o regulamento, as áreas temáticas e saber mais detalhes sobre a submissão de artigos: clique aqui.
A seguir as datas referentes à submissão de trabalhos ao 21º CBC:
25/11/2019 | Abertura de recepção de artigos. |
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8/5/2020 | Encerramento da submissão de artigos. |
28/7/2020 | Divulgação dos resultados. |
Áreas temáticas - Desenvolvidas em sintonia com o lema do Congresso – ‘Ser Contábil: humano, digital e ético’–, as áreas temáticas definidas visam orientar o desenvolvimento de pesquisas, refletindo questões atuais relacionadas à contabilidade e propondo discussões para o aprimoramento da Ciência Contábil.
Os autores de artigos científicos e técnicos devem ficar atentos às áreas temáticas e às respectivas abordagens.
As áreas temáticas e suas abordagens são:
Áreas temáticas
Auditoria e Perícia
Contabilidade Financeira
Contabilidade Governamental e do Terceiro Setor
Contabilidade Socioambiental e Sustentabilidade
Contabilidade Tributária
Contabilidade Gerencial e Controladoria
Educação e Pesquisa em Contabilidade
Temas Livres
Fonte: CFC
Reprodução permitida, desde que citada a fonte.