Comissão Permanente de Transparência do CRCPR discute melhorias na divulgação de informações
A Comissão Permanente de Transparência do CRCPR reuniu-se, na manhã desta terça-feira (27), na sede da entidade, com o objetivo de discutir melhorias em seu processo de governança e de gestão do sistema que expõe ao público as informações sobre as suas atividades no Portal da Transparência.
Criada em maio de 2013, para atender às exigências da Lei nº 12.527/2011 e do Decreto 7.724/2012, que regulamentam o acesso à informação no âmbito da administração pública em geral, atendendo aos preceitos constitucionais estabelecidos nos arts. 5º (inciso XXXIII), 37 (§ 3º. inciso II) e 216º (§ 2º), levando em consideração o dever de todas as instituições públicas de permitirem o acesso às informações de interesse da sociedade e de se demonstrarem transparentes quanto às suas atividades, finanças e gestão, a Comissão Permanente de Transparência do CRCPR possui caráter deliberativo e consultivo e tem por objetivo definir e acompanhar ações, bem como fazer cumprir as políticas de transparência organizacional do CRCPR. É composta pelo vice-presidente de Administração e Finanças do CRCPR, conselheiro Laudelino Jochem - coordenador -, e pelos funcionários Adilson Fernando de Castro (Registro), Celita Zaidovicz Paltanin (Contabilidade e Finanças), Cristina Medeiro Dias (presidência), Dirceu de Fátima Zonatto (Fiscalização), Luiz Cezar Almeida (Desenvolvimento Profissional), Martin Neufeld (Assessoria Jurídica) e Wanderlúcio dos Santos Leite (Assessoria Jurídica).
Recentemente, o Portal da Transparência do CRCPR foi considerado um dos mais completos, entre as instituições cujos portais já foram analisados pelo Comitê de Olho na Transparência, formado por representantes da OAB-PR, Sescap-PR, Corecon-PR e CRCPR, criado especificamente com a finalidade de avaliar e sugerir melhorias nesses importantes instrumentos de prestação de contas à sociedade sobre o uso dos recursos públicos.