Comissão do Profissional Contábil da Área Cooperativista discute eventos e normas do setor
O setor cooperativista ocupa hoje uma posição de destaque na economia do Paraná e do país, promovendo o desenvolvimento não apenas na área agropecuária, uma das que tem maior visibilidade, como também de consumo, crédito, educação, serviços sociais, habitação, infraestrutura, extração mineral, industrialização, mão-de-obra, transporte, turismo e lazer, entre outros. As cooperativas têm o compromisso de contribuir para o desenvolvimento da sociedade, a partir das comunidades onde estão inseridas, com ações que têm como base a inclusão e sustentabilidade. Não é à toa que "Cooperativas garantem que ninguém fique para trás" foi o tema escolhido pela Aliança Cooperativa Internacional (ACI) para celebrar, neste dia 1º de julho, o 95º Dia Internacional do Cooperativismo. Às vésperas dessa comemoração, última terça-feira (27/6), a Comissão do Profissional Contábil da Área Cooperativista do CRCPR reuniu-se para discutir as normas contábeis da área cooperativista e a realização eventos que atendam às necessidades específicas dos profissionais contábeis que atuam nessa área.
A partir da esquerda, Claudiomiro Rodrigues, José Ronkoski, Juarez Paim da Silveira, Laudelino Jochem, Marcos Rigoni, Devair Antonio Mem e Gerson Borges de Macedo.
O presidente do CRCPR, Marcos Rigoni e o diretor superintendente Gerson Borges de Macedo, participaram da reunião no intuito de colocar a estrutura do CRCPR à disposição da comissão, que é coordenada pelo vice-presidente de Administração e Finanças do CRCPR, Laudelino Jochem, e composta pelos profissionais indicados pelo Sistema OCEPAR, contadores José Ronkoski, Devair Antonio Mem e Claudiomiro Rodrigues, e pelo conselheiro suplente do CRCPR Juarez Paim da Silveira.
Considerando a relevância dos debates ocorridos durante o Fórum das Cooperativas, que aconteceu no dia 18 de maio, no âmbito da 17ª Convenção dos Profissionais da Contabilidade do Paraná, promovida pela Academia de Ciências Contábeis do Paraná em Foz do Iguaçu, bem como a necessidade de difundir as peculiaridades das normas contábeis do setor cooperativista junto a órgãos fiscalizadores e profissionais contábeis que atuam ou pretendem atuar nesse segmento, a comissão deliberou que intensificará a realização desse tipo de evento em parceria com o CRCPR, entre eles o 2º Fórum das Cooperativas, com data e programação a serem anunciadas em breve.