Comissão das cooperativas amplia representação com dois novos membros
Tiveram início, na manhã do último dia 15, os trabalhos da renovada Comissão do Profissional Contábil da Área Cooperativista do CRCPR. O grupo, que teve sua composição alterada pela portaria CRCPR nº 007/2018, de 25 de janeiro de 2018, passou a contar com a seguinte formação: Laudelino Jochem, vice-presidente de Administração e Finanças do CRCPR, permanece como coordenador. Permanecem ainda, os profissionais indicados pela Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (OCEPAR), José Ronkoski, Devair Antonio Mem e Claudiomiro Rodrigues. A eles somam-se o coordenador do setor de Normas e Procedimento da Cresol Baser, Alcemar Candiotto, e Alcir Sebastião Ribeiro, chefe do departamento de Contabilidade da Coamo Agroindustrial, que não pôde comparecer à reunião devido a compromissos profissionais assumidos anteriormente.
A partir da esquerda: Claudiomiro Rodrigues, Devair Antonio Mem, Alcemar Candiotto, José Ronkoski e Laudelino Jochem.
Durante o encontro, os integrantes recordaram a grande conquista da comissão, a transformação integral do texto da minuta da interpretação técnica que trata de aspectos contábeis específicos paras as sociedades cooperativas apresentada pelo grupo ao CFC na Interpretação Técnica Geral (ITG) 2004, possibilitando o registro das cotas-partes como patrimônio líquido nos balanços das cooperativas.
Desde 2010, quando o Comitê de Pronunciamentos Contábeis emitiu a ICPC 14, elaborada a partir da convergência do IFRIC 2 – Members’ Shares in Co-operaive Entities and Similar Instruments, norma internacional que classifica as cotas-partes dos cooperados como passivo, o setor vinha lutando contra a implantação da medida, que representaria um duro golpe à atividade econômico-financeira das cooperativas brasileiras, pois não leva em conta aspectos específicos locais.
“A transformação da nossa proposta em Interpretação Técnica Geral nos credencia para que possamos propor outras contribuições visando o aperfeiçoamento das normas contábeis que regem o setor cooperativista”, pondera Jochem. “Este será um dos objetivos do nosso trabalho, além de, é claro, organizar encontros e eventos voltados para as necessidades específicas de atualização profissional dos contadores que atuam neste segmento”, prossegue. “Com os novos membros, a comissão passa a representar profissionais contábeis do segmento das cooperativas que atuam em todo o Estado”, finaliza.
Terminada a reunião, os membros da comissão foram recebidos pelo presidente do CRCPR, Marcos Rigoni (centro) e pelo diretor superintendente, Gerson Borges de Macedo (dir.).
O cooperativismo está presente em mais de 100 países, congregando mais de um bilhão de pessoas e gerando mais de 250 milhões de empregos. No Brasil, o cooperativismo agropecuário é responsável por quase 50% do PIB agrícola e envolve mais de 1 milhão de pessoas.