Comissão contribuirá para o aprimoramento do profissional contábil do Terceiro Setor
Na manhã desta quarta-feira, 28, aconteceu na sede do Conselho Reginal de Contabilidade do Paranaá (CRCPR) o primeiro encontro da Comissão do Profissional Terceiro Setor, instituída pela portaria CRCPR 026/2018, assinada pelo presidente Marcos Rigoni no último dia 20.O propósito do grupo, coordenado pelo vice-presidente de Relações Sociais da autarquia, Narciso Doro Junior, é promover o intercâmbio de informações entre profissionais de diversas áreas, de forma a agregar valor e conhecimento aos profissionais da contabilidade que atuam em organizações do Terceiro Setor.
A partir da esquerda, em sentido horário: Jéssica Dallagrana, Juliano Lirani, Gerson Borges de Macedo, Narciso Doro, Almir Pazinato Nanemann, José Carlos Lada e Fernando Borges Mânica.
"Este é um segmento com inúmeras peculiaridades jurídico-contábeis, que conta com regulamentações próprias, como o Marco Regulatório do Terceiro Setor, criadas para conferir maior controle e transparência na aplicação de recursos por essas instituições cada vez mais importantes na nossa sociedade, uma vez que cada vez mais vêm assumindo o papel de suprir lacunas da atuação do Estado", pondera Doro. "A comissão buscará aumentar a interação do CRCPR com os profissionais da contabilidade que atuam nesse segmento, criando oportunidades de aprimoramento, atualização e capacitação profissional, realizando estudos, eventos e divulgando informações e novidades sobre a legislação tributária específica do Terceiro Setor", prossegue.
A comissão é composta pelos profissionais da contabilidade Almir Pazinato Nanemann, José Carlos Lada, Jéssica Dallagrana de Oliveira, e pelos advogados Fernando Borges Mânica e Juliano Lirani, especialistas em legislação do Terceiro Setor.
Além de identificar os desafios e definir as linhas gerais de atuação da comissão, esta primeira reunião, em que juntou-se ao grupo o diretor superintendente do CRCPR, Gerson Borges de Macedo, comecçou com que o CRCPR já fez até hoje nesse segmento. "Tivemos já tivemos alguns grandes e bem-sucedidos eventos voltados para o profissional do Terceiro Setor, a exemplo do mais recente, em maio do ano passado, durante a 17ª Convenção [dos Profissionais da Contabilidade do Estado do Paraná], em Foz do Iguaçu, o que nos permite saber sobre as expectativas desse público", disse o advogado Juliano Lirani, que atuou como palestrante nos eventos anteriores.
Com base nessa experiência, a comissão deliberou que realizará pelo menos um grande fórum ou seminário ao longo de 2018.