Com informações do CFC
Os profissionais da contabilidade do Estado do Paraná mais uma vez deram um show de cidadania na votação eletrônica ocorrida nos dias 23 e 24 de novembro.
Com 83,3% dos votos, o maior índice de aprovação entre os CRCs de todo o país, a Chapa 1 foi eleita para renovar 2/3 do Plenário do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR), totalizando 15.765 votos válidos computados para a única postulante.
"Estamos muito contentes com a expressiva participação dos profissionais da contabilidade do Paraná e com o alto índice de votação obtido pela Chapa 1, pois isso denota que a grande maioria reconhece o empenho do CRCPR em valorizar a profissão e está satisfeita com o trabalho que vem sendo realizado em prol da classe contábil do estado", comemora o presidente do Conselho, Laudelino Jochem, que, como integrante da chapa eleita, teve seu mandato como conselheiro confirmado por mais quatro anos.
"O processo eleitoral transcorreu de forma tranquila em todo o país, mas especialmente aqui no Paraná. Menos de 12 minutos após o encerramento da votação, a apuração já havia terminado e a emissão do resultado ocorreu às 18h14, confirmando mais uma vez a agilidade e confiabilidade do processo de votação online", disse o vice-presidente de Administração e Finanças e coordenador da Comissão Eleitoral do CRCPR, Roberto Marques de Figueiredo.
Em todo o Brasil foi computado um total de 271.799 votos de contadores e técnicos em contabilidade, o que corresponde ao percentual de 74,6% dos 364.155 profissionais aptos a participar da eleição. No Paraná, o colégio eleitoral (profissionais aptos a votar) foi formado por 25.110 pessoas, de um total de 33.650 profissionais registrados. 75,4% dos eleitores do estado (18.930) exerceram o direito ao voto neste pleito.
Os 36 conselheiros efetivos e suplentes eleitos agora se juntarão ao 1/3 remanescente, conselheiros eleitos em 2019, e formarão, no dia 4 de janeiro, o colegiado que elegerá o novo conselho diretor do CRCPR - presidente e vice-presidentes - para os próximos dois anos. Também serão eleitos os integrantes das câmaras de Fiscalização, Ética e Disciplina, Registro, Desenvolvimento Profissional, Controle Interno, Desenvolvimento Regional, Relações Sociais, e da recém criada Câmara de Administração e Finanças.
Os 27 conselheiros efetivos que formam o Plenário e seus respectivos suplentes são profissionais da contabilidade que dedicam seu tempo de forma voluntária, honorífica, sem remuneração à tarefa de realizar o monitoramento das atividades administrativas da autarquia, fiscalizando as contas, julgando processos éticos e disciplinares e atuando como interlocutores da classe contábil com as diversas esferas da sociedade que se relacionam com a profissão, como entidades empresariais, órgãos do Poder Executivo, Legislativo e Judiciário, nos âmbitos municipal, estadual e federal, entidades do Terceiro Setor, faculdades e universidades, sindicatos, entre outros, sempre em busca da valorização e enaltecimento do profissional e do empresário contábil.
"Parabéns a todos os conselheiros efetivos e suplentes eleitos! Contamos com vocês para, a partir de janeiro, contribuir com novas ideias e dar continuidade aos projetos e programas como o Contador do Amanhã, a Escola Técnica CRCPR, as lives e tantos outros que nos possibilitaram obter essa tão expressiva votação", finaliza o presidente Jochem.
O processo eleitoral do Sistema CFC/CRCs aconteceu em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal (DF) na modalidade on-line, garantindo praticidade, segurança e confiabilidade à votação, promovendo a renovação de 2/3 do Plenário de cada um dos CRCs. Todo o pleito eleitoral foi acompanhado por uma empresa de auditoria independente, seguiu todos os princípios legais e ocorreu de forma segura, ética e transparente. Assista à gravação da apuração dos votos, clicando aqui.
O CRCPR foi o Regional com maior percentual de participação. O CRC do Maranhão (CRCMA) foi o que teve o maior número de chapas concorrendo, quatro no total. Outros quatro CRCs tiveram três chapas na disputa (CRCAP, CRCPA, CRCPI e CRCRJ) e dez estiveram no processo eleitoral com chapa única, entre eles o do Paraná. Os demais (12) contaram com duas chapas inscritas.
O coordenador da Comissão Eleitoral do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e vice-presidente de Desenvolvimento Operacional, João Altair Caetano dos Santos, destacou o impacto das eleições na classe e a lisura de todo o processo. “A votação em nossos Regionais é decisiva para a nossa profissão. Afinal, são escolhidos aqueles que terão a missão de representar os profissionais da contabilidade e trabalhar em prol do desenvolvimento sustentável da contabilidade no país. Estamos felizes em anunciar que todo o processo ocorreu de forma ética, segura e transparente, sem intercorrências em qualquer parte do Brasil”, celebrou.
A participação nas eleições dos CRCs é obrigatória, gerando multa para quem não votou. A partir de hoje, 25 de novembro, aqueles que não cumpriram a obrigação têm 30 dias corridos para apresentar, no sistema informatizado de votação, a justificativa de sua falta. Os profissionais da contabilidade com débitos nos CRCs e aqueles com 70 anos ou mais nas datas das eleições estão dispensados do envio de justificativas. Para justificar seu voto, clique aqui!
Reprodução permitida, desde que citada a fonte.