No dia 8 de dezembro, o presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR), Laudelino Jochem, e o diretor superintendente Gerson Borges de Macedo participaram da reunião de Presidentes do Sistema CFC/CRCs, na sede do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), em Brasília/DF, que marcou a despedida de 2/3 dos conselheiros do Plenário que encerram seus mandatos de quatro anos no CFC, incluindo o presidente Zulmir Breda.
"Parabenizo o presidente Zulmir e todo o Plenário do CFC pela gestão nos últimos anos. Em especial, parabenizo a atuação da ex-presidente do CRCPR Lucelia Lecheta e da contadora Nilva Amalia Pasetto, que representaram o CRCPR no CFC agregando em diversas esferas. Ao longo desse período, Lucelia integrou o Conselho Diretor do CFC, sendo dois anos como vice-presidente de Desenvolvimento Profissional e outros dois como vice-presidente de Registro. E Nilva esteve à frente da Comissão Nacional da Mulher Contabilista e atuou como integrante de Câmaras", comentou o presidente do CRCPR, Laudelino Jochem.
Mocelin é de Ponta Grossa e, antes de ocupar a vice-presidência de Desenvolvimento Profissional, já foi delegado, conselheiro suplente, conselheiro efetivo e vice-presidente de Desenvolvimento Regional. Ele terá como suplente o profissional da contabilidade Maurício Gilberto Cândido, empresário contábil de Maringá, que também foi conselheiro do CRCPR e por vários anos coordenou a Comissão Estadual do Programa de Voluntariado da Classe Contábil (PVCC).
O presidente do CFC, Zulmir Breda, realizou ainda um agradecimento especial ao Paraná pelo apoio a todo o CFC durante a gestão, inclusive em tempos críticos como da pandemia.
Para a gestão dos CRCs, foram discutidas a possibilidade de compras compartilhadas e questões de Governança, como adequação à Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGDP) e certificações. Por fim, o grupo avaliou a proposta orçamentária dos Conselhos de Contabilidade, o Balanço Patrimonial consolidado do Sistema CFC/CRCs e as pesquisas de Satisfação de 2021.