Whatsapp Logo Quadrado Whatsapp Logo Quadrado

Notícias

Com o objetivo de fomentar o conhecimento contábil e promover a troca de experiências entre profissionais e a sociedade civil, o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) anunciou o lançamento da 2ª edição da Olimpíada Nacional de Contabilidade (ONC). A iniciativa é direcionada a estudantes matriculados em cursos de Ciências Contábeis em instituições de ensino superior brasileiras e a profissionais devidamente registrados em Conselhos Regionais de Contabilidade (CRCs). A previsão é que a final da competição aconteça em setembro, no Rio Grande do Norte

Henrique Portulhak e Eva Maria Andreiu Portulhak receberam o prêmio de terceiro lugar por seu artigo técnico

Criada pelo CFC Jovem e organizada pela Academia Brasileira de Contabilidade, a ONC busca incentivar o ingresso de jovens no estudo da Ciência Contábil e, consequentemente, no mercado de trabalho. “Para a edição de 2025, teremos novidades que prometem deixar a Olimpíada ainda mais dinâmica e conectada com o público. Como o evento acontecerá simultaneamente ao 14º Encontro Nacional da Mulher Contabilista, estamos preparando uma proposta inovadora de participação nas etapas finais, com destaque para uma nova composição de jurados por modalidade. Em 2024, durante a edição em Balneário Camboriú, o grande destaque foi a participação do público como julgador. Agora, queremos ampliar ainda mais esse protagonismo e a interação”, disse Luana Aguiar Pinheiro Soares, Conselheira e coordenadora do CFC Jovem.

A exemplo do ano passado, as inscrições serão gratuitas e os interessados poderão se inscrever por meio de formulário que ficará disponível nos canais do CFC ainda no mês de julho.

Durante o 21º Congresso Brasileiro de Contabilidade (CBC), que aconteceu em Balneário Camboriú (SC), em setembro, dois trabalhos científicos paranaenses foram premiados.  Em terceiro lugar geral foi premiado o artigo técnico "Alienação de Participação Societária e Tributação de PIS/COFINS: Uma Proposta de Árvore de Decisão", desenvolvido pelo integrante da Comissão CRCPR Contador Público, Henrique Portulhak, juntamente com Eva Maria Andreiu Portulhak, ambos da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

O melhor trabalho na categoria "Temas Livres", foi "Whistleblowing no Contexto Contábil Brasileiro: Evidências e Perspectivas Investigativas", também da UFPR, conduzido por Camila Helfenstein e Sayuri Unoki de Azevedo.

Os profissionais da contabilidade Henrique de Andrade Netska e Leandro Brito de Arruda foram agraciados com o segundo lugar na 1ª ONC. Já na categoria estudantes, a prata foi dos alunos da UFPR, Felipe de Souza de Lima e Renê Lopes Corrêa.

A 1ª edição das Olimpíadas recebeu 293 trabalhos, sendo 239 científicos e 54 técnicos, avaliados por 191 docentes e pesquisadores, na metodologia double blind review. Posteriormente, 161 trabalhos foram aprovados. O Paraná teve ainda a representação de Antônio Nadson Mascarenhas, premiado como melhor avaliador na área temática Educação e Pesquisa em Contabilidade. A Olimpíada foi dividida em duas etapas. A primeira incluía a gravação e publicação de um vídeo no Instagram do candidato, marcando os perfis do CFC (@cfcbsb) e do CBC (@congressocontabilidade). Cinco finalistas foram selecionados para a segunda etapa e receberam como prêmio a isenção no valor da inscrição do 21º Congresso Brasileiro de Contabilidade CBC, bem como custeio da passagem, hospedagem e ajuda de custo para participar do evento. Além da premiação da segunda etapa, um vencedor final foi convidado a participar de imersão no Conselho Federal de Contabilidade (CFC), em Brasília, com passagem e diárias custeadas pelo CBC. 

A Olimpíada Nacional de Contabilidade foi instituída em 22 de julho de 2024, com o intuito de difundir o conhecimento contábil entre profissionais da contabilidade, estudantes e sociedade civil, bem como promover a troca de experiências, o desenvolvimento de competências e a integração entre as instituições de ensino superior. Outro propósito do encontro é construir redes colaborativas, facilitar o networking entre profissionais de contabilidade e academia e promover a troca de conhecimentos e experiências.



Os profissionais da contabilidade Henrique de Andrade Netska e Leandro Brito de Arruda foram agraciados com o segundo lugar na 1ª Olimpíada Nacional de Contabilidade (ONC)
Da esq. p/ a dir.: o presidente do CRCPR, Everson Breda Carlin; os estudantes de Ciências Contábeis que ganharam o 2º lugar na Olimpíada, Felipe de Souza de Lima e Renê Lopes Corrêa; e o coordenador do CRCPR Ensino, Cesiro Aparecido da Cunha Junior



Reprodução permitida desde que citada a fonte.