Capacitar os profissionais da contabilidade para atuarem em gestão e inovação visando à criação de uma rede de suporte e consultoria para os pequenos negócios. Esse é o projeto “Contador Parceiro: construindo o sucesso”, fruto da união do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), lançado no dia 23 de abril, durante evento virtual, que reuniu grandes personalidades da classe contábil e representantes das instituições.
Planejar sua presença na internet, entender como construir um ótimo relacionamento digital e saber ler as tendências de mercado são um dos principais objetivos do programa, uma grande oportunidade de capacitação ofertada aos profissionais da contabilidade que desejam crescer e obter sucesso no mercado de trabalho e na parceria com os clientes. "As ações do Sebrae se estendem a todos os estados, dando suporte a micros e pequenas empresas. Agora, todos os profissionais da contabilidade, dos mais de 5.500 mil municípios que temos em nosso País, também terão a oportunidade de se capacitar com qualidade e eficácia", diz o presidente do CFC, Zulmir Ivânio Breda. "Esse é, sem dúvidas, um dos maiores programas lançados pelo CFC e isso é graças a essa parceria, que já rendeu grandes projetos ao longo de 20 anos, entre o CFC e o Sebrae", comemora.
O programa Contador Parceiro surge para auxiliar os profissionais da contabilidade nas transformações impostas pelo novo cenário mundial. Além de contador, ele também possui o papel de consultor estratégico e investidor da inovação, para caminhar lado a lado com o cliente, auxiliando na recuperação e crescimento dos negócios. "O contador é um consultor e precisa estar cada vez mais aperfeiçoado, em constante mudança de mindset, na área da gestão, da inovação e outras para se colocar como essencial no desenvolvimento socioeconômico", diz o vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CFC, Aécio Prado.
Trilhas para o sucesso profissional
O programa “Contador Parceiro: construindo o sucesso”, que será pontuado no Programa de Educação Profissional Continuada do CFC (PEPC), apresenta uma trilha composta por 13 módulos divididos em quatro blocos, que serão liberados aos poucos, para que o profissional da contabilidade tenha tempo de completar o curso com efetividade e tranquilidade, formando o profissional do futuro. As trilhas são:
· Posicionar-se frente às tendências de mercado;
· Traçar estratégias vencedoras de relacionamento digital;
· Implantar técnicas de liderança;
· Atuar em equipe;
· Como ser parceiro dos pequenos negócios;
· Implantar técnicas e ferramentas de gestão;
· Realizar análise de viabilidade de negócios; e
· Aplicar a LGPD.
O certificado de conclusão só poderá ser emitido depois que todos os módulos forem completados. Todo o curso é oferecido na modalidade EAD e é gratuito.