Aprimorar a transparência da informação e garantir coerência dos dados disponibilizados ao governo e à sociedade. Esses são alguns dos objetivos do primeiro Relatório de Gestão no formato de Relato Integrado do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e dos Conselhos Regionais de Contabilidade (CRCs), entregues ao Tribunal de Contas da União (TCU), no dia 31 de maio.
O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) aprovou sem ressalvas a prestação de contas referente ao exercício de 2018 do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR), bem como o Relatório de Gestão referente ao ano anterior, no novo formato de Relato Integrado. Este último documento já está disponível no Portal da Transparência do CRCPR. Para acessá-lo, clique aqui !
O TCU adotou o Relato Integrado (RI) no final do ano passado para todas as unidades da Administração Pública Federal, com o objetivo de que a alta administração demonstre à sociedade como as estruturas de governança funcionam para mobilizar recursos visando alcançar os seus objetivos.
De acordo com a vice-presidente de Controle Interno do CFC, Lucilene Florêncio Viana, “o Relato Integrado baseia-se no processo de controle de gestão”. Ela reforça ainda que “o Sistema CFC/CRCs, ao adotar o RI, além de garantir transparência e melhorar a qualidade da informação, promove a correta aplicação das ações de governança e de esclarecimentos à sociedade, e especialmente à classe contábil, sobre a atuação dos Conselhos de Contabilidade em prol do desenvolvimento sustentável do país”.
O Relato Integrado do CFC apresenta visão geral organizacional, o ambiente externo do Conselho, o planejamento estratégico e governança, a gestão de riscos e controles internos e os resultados esperados pela gestão, alinhados aos objetivos estratégicos.
Fonte: CFC