Campanha de doação de sangue marca o mês do profissional da contabilidade
Para marcar o mês em que é comemorado o Dia do Contabilista – 25 de abril - o CRCPR está lançando campanha de solidariedade que incentiva os profissionais da contabilidade a doar sangue. “Esse é um gesto que pode salvar vidas”, argumenta o vice-presidente de Relações Sociais do CRCPR, Armando Lira. Nas principais cidades do Paraná existem hemocentros onde os profissionais podem exercer essa solidariedade e incentivar clientes e amigos a fazer o mesmo.
Banner da campanha conclama profissionais da contabilidade a aderirem à causa.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), para atender as emergências e outros procedimentos, um país necessita de pelo menos 3% de doadores fiéis da sua população. Doar sangue, porém, normalmente é uma ação só atendida em casos de emergência. Poucas pessoas a fazem com regularidade.
Lamentavelmente, ainda existem preconceitos e tabus em torno do ato. Não é verdade que acarreta qualquer tipo de risco (todo o material é descartável), como não tem fundamento que afine, engrosse o sangue, engorde, emagreça ou vicie o doador. Mesmo o volume de sangue, feita a retirada, volta ao normal em pouco tempo. Respeitando regras rigorosas, a doação é absolutamente segura.
Quem pode doar
Homem ou mulher que apresentem as seguintes condições básicas: - Estar bem de saúde; - Estar alimentado; - Peso igual ou superior a 50kg; - Idade entre 16 e 65 anos (menores de 18 anos necessitam de autorização dos pais ou responsáveis); - Intervalo entre as doações de 60 dias para homens e 90 para mulheres; - Mulheres fora do período gestacional, 3 meses após o parto ou fora do período de amamentação; - Não ter tido hepatite após 10 anos de idade; - Não ter doença de Chagas ou contato com o inseto “barbeiro”; - Não ser portador de epilepsia; - Não ter feito tratamento dentário nas últimas 72 horas; - Não ter diabetes; - Nunca ter usado drogas ilícitas injetáveis.
Clique no banner acima para acessar a rede do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná – Hemepar. Acesse também o link das Santas Casas, clicando aqui ou procure o hemocentro mais próximo.