No dia 8 de dezembro, às 9h, o Programa Autor Parceiro transmitirá na TV CRCPR palestra sobre o livro "Condomínio Agrário". Os palestrantes serão dois dos autores do livro: Valdecir Mokwa, contador e advogado, integrante da Comissão CRCPR Rural, especialista em Agronegócio, Contabilidade Rural e em Direito Tributário Rural, Sucessões e Condomínio Agrário; e Gilmar Perufo Zolin, advogado, doutor em Direito Empresarial, com MBA em Cooperativismo. A mediação será do presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR), Laudelino Jochem.
"Embora os produtores rurais possam, há mais de 20 anos, constituir condomínios agrários, com fundamentação jurídica no Estatuto da Terra, para a exploração da atividade rural de forma condominial (coletiva), observamos que a falta da devida compreensão da extensão da aplicabilidade da norma, além da carência de obras jurídicas e de normatização infralegal, por parte do Poder Público, esclarecendo a forma de constituição, atuação e funcionamento jurídico-contábil do condomínio agrário, tem contribuído para o seu pouco proveito ou, o que é preocupante, para a sua utilização de forma inadequada. Tudo isso nos levou a escrever esta obra", explicam no livro os autores Valdecir Mokwa, Gilmar Perufo Zolin e Galdino Cardin. "O intuito maior da obra é demonstrar que, de forma agrupada, pequenos, médios e grandes produtores rurais podem produzir e comercializar em escala com substancial redução de custos mediante a maximização dos fatores de produção", completam.
O condomínio agrário tem o objetivo de agrupar produtores rurais, pessoas físicas ou jurídicas na produção rural coletiva. A sociedade condominial agrária é não personificada atípica, centralizadora e representativa de um agrupamento de produtores rurais, que atua na produção rural condominial, por meio de representação condominial.
O programa é um trabalho conjunto do CRCPR e da ACCPR, que transforma livros de interesse da área contábil em palestras gratuitas para os profissionais da área.
Para ministrar as palestras no âmbito do CRCPR, podem cadastrar-se profissionais da contabilidade que sejam autores independentes ou coautores de livros publicados sobre assuntos voltados ao interesse da profissão, de natureza técnica ou voltado para o desenvolvimento de habilidades de liderança, em áreas, como: Contábil, Tributária, Fiscal, Econômica, Recursos Humanos, Administração, Negócios, Gestão, Educação, Tecnologia, Comunicação, Sustentabilidade, entre outras. Também é necessário ter registro ativo e regular junto ao CRC (de qualquer UF). Não há limite quanto ao número de obras submetidas à triagem por cada autor. Os requerimentos dos interessados são analisados pela Câmara de Desenvolvimento Profissional do CRCPR, com o auxílio da ACCPR.
Para saber mais, acesse o edital completo, aqui!
"Queremos sempre promover meios de aperfeiçoamento profissional na área contábil. Considerando que diversos profissionais da contabilidade são autores e coautores de livros sobre assuntos de interesse da profissão, entendemos que palestras sobre essas obras resultarão na multiplicação do conhecimento e no incentivo para o desenvolvimento de obras futuras", explicou o presidente do CRCPR, Laudelino Jochem.
Reprodução permitida, desde que citada a fonte.