Whatsapp Logo Quadrado Whatsapp Logo Quadrado

Notícias

Com entrada gratuita e voltado para profissionais da contabilidade que atuam ou prestam serviços a fundações que operam no Terceiro Setor, acontece no próximo dia 11 de junho, terça-feira, no Auditório do CRCPR em Curitiba, o Fórum de Prestação de Contas das Fundações ao Ministério Público.

O evento, que acontece das 9 às 12 horas, com participação exclusivamente na modalidade presencial, é uma realização conjunta do CRCPR e do Ministério Público do Estado do Paraná. Seu objetivo é trazer esclarecimentos a fundações do Terceiro Setor sobre quem está obrigado a prestar contas e como deve fazê-lo para que a entidade esteja de acordo com as regulamentações que regem o setor.

Programação e Instrutores

Mário Augusto Jaceguay Zamataro, administrador pela UFPR, especialista em Desenvolvimento das Habilidades de Gestão pela PUCPR, auditor do Ministério Público do Estado do Paraná com atuação na área de fundações e Terceiro Setor, será o primeiro palestrante, e falará sobre as características das fundações, marco regulatório (Art. 66 da Lei N° 10.406/2002 – Código Civil), obrigatoriedade da prestação de contas - como e onde prestar, objetivos e responsabilidade dos dirigentes.

A seguir, a procuradora de Justiça e coordenadora do Centro de Apoio Operacional das Promotorias Cíveis, Falimentares, Liquidações Extrajudiciais, Fundações e do Terceiro Setor, Terezinha de Jesus Souza Signorini, abordará em sua apresentação o SICAP - Sistema de Cadastro e Prestação de Contas é o instrumento de coleta de dados e informações, utilizado pelos Ministérios Públicos estaduais, em parceria com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas – Fipe, no velamento das organizações da sociedade civil, sem fins lucrativos, de natureza jurídica fundacional e de entidades de interesse social. Ela mostrará passo a passo o funcionamento do sistema, indicando os erros comuns e fornecendo dicas e alertas sobre o preenchimento e a importância da qualidade dos Dados.

Ingresso solidário

Os participantes devem validar suas inscrições no ato do credenciamento mediante a doação de três quilos de alimentos não perecíveis.

Clique aqui para inscrever-se e para obter mais informações.