Auditoria e IFRS são temas de cursos programados para este mês no CRCPR
O CRCPR está abrindo inscrições para dois cursos presenciais para este mês, em seu auditório, cada um valendo oito pontos para quem é obrigado a cumprir programa de educação continuada. O primeiro - “Novas Normas Brasileiras de Contabilidade segundo os padrões internacionais (IFRS)” - será dia 13, das 9h às 17h com uma 1h30 de intervalo para o almoço. Inscrições entre R$ 40 e R$ 100. O segundo – “Auditoria em empresas de pequeno e médio porte” – será dia 27, das 9 às 17h, com uma hora de intervalo. Inscrição: 3 quilos de alimentos.
Segundo o professor Nelson Zafra, o objetivo do curso “Novas Normas Brasileiras de Contabilidade segundo os padrões internacionais (IFRS)” é orientar os profissionais da área contábil sobre a contabilidade das micro, pequenas e médias empresas e analisar os impactos das novas regras contábeis no Brasil, além de orientar em relação à prática de como classificar e contabilizar fazendo os ajustes conforme as novas regras contábeis, bem como em relação às Demonstrações Contábeis”. Zafra é professor de pós-graduação e tem experiência de mais de 30 anos na área contábil e fiscal, ex-presidente do CRCPR, ex-conselheiro do CFC, é membro de comissões para estudo das novas normas brasileiras de contabilidade.
Conteúdo
:: Aspectos conceituais; :: Como devemos classificar as empresas segundo o novo padrão contábil brasileiro; :: Empresas que devem adotar a norma completa (IFRS completo); :: Empresas que podem optar pela norma brasileira de contabilidade para pequenas e médias empresas (IFRS PME); :: Empresas que podem optar pela norma brasileira de contabilidade para micros e empresas de pequeno porte (IFRS ME, EPP); :: Adoção inicial do IFRS para as PME, ME e EPP: :: Balanço de abertura; :: Aspectos práticos na elaboração das demonstrações contábeis no ano da transição de BRGAAP para IFRS; :: Conciliação BRGAAP x IFRS. :: Demonstrações contábeis obrigatórias: :: Notas explicativas; :: Procedimentos importantes para elaboração das demonstrações contábeis: :: Conciliação dos saldos; :: Análise de recuperabilidade de ativos; :: Depreciação e amortização; :: Provisões; :: Contratos de comodatos; :: Cuidados tributários – ganho de capital; :: Características qualitativas das demonstrações contábeis; :: Exercícios práticos.
O curso “Auditoria em empresas de pequeno e médio porte”, por sua vez, será ministrado pelo professor Antonio Carlos Pedroso de Siqueira, com experiência de 40 anos em auditoria independente, responsável pela formação de equipes e profissionais na área, professor da disciplina, membro da Academia de Ciências Contábeis do Paraná, Instituto de Direito Tributário do Paraná, IBRACON, Câmara de Comércio Brasil Portugal - Paraná e Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças.
Conteúdo
:: Visão geral do curso e esclarecimentos gerais sobre os compromissos assumidos pelo governo brasileiro e sobre o material adotado; :: Estrutura das normas de asseguração; :: Controle de qualidade :: Exigências éticas :: Avaliação ou mensuração do objeto de auditoria :: Evidências do trabalho do auditor :: Tipos de riscos de auditoria :: Tipos de asseguração (razoável e limitada) :: Objetivos e planejamento de auditoria; :: Objetivos gerais do auditor (NBC TA 200) :: Planejamento da auditoria (NBC TA 300/315/320) :: Considerações sobre materialidade no planejamento e na execução da auditoria; :: Avaliação das distorções identificadas.
Recomendável que o participante conheça as Normas de Auditoria abaixo:
:: PA 01 e TA 220 - Visão sobre controle de qualidade dos trabalhos de auditoria e da firma de auditoria independente. Conhecida como "a mãe de todas as normas"; :: TA 300 e 510 - Estratégia global de auditoria - planejamento. Documentação de avaliação de risco de uma firma de auditoria. Aceitação e continuidade de clientes; :: TA 320 - Determinação e utilização da materialidade; :: TA 300/315 - Identificação e avaliação de riscos; fontes de risco de distorção e fraude; :: TA 240/250 - Fraudes / leis e regulamentos; :: TA 315 - Visão geral sobre as demais normas que impactam na NBC TA 315 na identificação e avaliação de riscos (NBCs TA 402, 540, 550 e 570); :: TA 600, 610 e 620 - Continuação da visão geral cobrindo as normas citadas. Avaliação do risco identificado. Exemplos de documentação para concluir sobre a importância do risco ou sua significância; :: Lembrete - Fora de contexto do curso: Conhecer apêndice da NBC TA 315 – Avaliação de controles internos e das condições ou eventos que podem indicar riscos de distorção; :: TA 330 - Respostas do auditor aos riscos de distorção; :: TA 500, 501, 505 e 520 - Evidências de auditoria (aplicam-se, também, as NBC TA 540, 550, 560, 570, 580 e 230); :: TA 530 - Determinação da extensão dos testes e sua documentação :: TA 330, 230, 450 e 700 - Relatório de auditoria - visão geral e avaliação das evidências de auditoria e dos efeitos das distorções identificadas e emissão do relatório de auditoria; :: Série 800 - Responsabilidade do auditor sobre outras Informações Incluídas em documentos que contenham demonstrações contábeis auditadas e relatórios especiais.