Whatsapp Logo Quadrado Whatsapp Logo Quadrado

Notícias


O boletim ACCPR em Foco é um espaço reservado na área de notícias dos portais da entidade e do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR) para divulgar notícias, entrevistas, artigos e eventos dessa entidade que, além de promover o desenvolvimento e a valorização da profissão contábil, fomenta a pesquisa e a atualização dos profissionais da área. 


A história da fundação da UFPR e da criação do Curso de Ciências Contábeis

Vicente Pacheco

"A história da Universidade Federal do Paraná (UFPR) é marcada por grandes feitos e está muito ligada à história de desenvolvimento do Estado do Paraná. Foi a ousadia e a competência dos seus idealizadores, motivados pela sociedade paranaense, que fizeram da UFPR a mais antiga universidade do Brasil. Sonho antigo, em 1892, o político Rocha Pombo lança, na Praça Ouvidor Pardinho, a pedra fundamental de uma futura universidade. Mas, devido à instabilidade gerada pela Revolução Federalista, que ocorria no Sul do Brasil, em função da divergência entre as elites federalistas e republicanas, o projeto não foi adiante.

Apenas em 1912, quando avaliou-se que o Paraná precisava de mais profissionais qualificados, foi iniciado um movimento pró-Universidade. Nessa época, as lideranças políticas também se mobilizaram em prol da criação da instituição. No dia 19 de dezembro de 1912, Victor Ferreira do Amaral e Silva liderou a criação efetiva da Universidade do Paraná. Era uma época de progresso da economia paranaense, devido à abundante produção e ao próspero comércio da erva-mate.

“O dia 19 de dezembro representou a emancipação política do Estado e deve também representar sua emancipação intelectual”, afirmou Victor Ferreira do Amaral.

Em 1913, a universidade começou a funcionar como instituição particular. Os primeiros cursos ofertados foram Ciências Jurídicas e Sociais; Engenharia; Medicina e Cirurgia; Comércio; Odontologia; Farmácia e Obstetrícia. Após ter fundado a Universidade do Paraná, Victor Ferreira do Amaral – que foi também seu primeiro reitor – iniciou, com empréstimos, a construção do prédio central, na Praça Santos Andrade, em terreno doado pela Prefeitura.

Com a Primeira Guerra Mundial (1914) vieram a recessão econômica e as primeiras dificuldades. Dentre elas, uma lei que determinava o fechamento das universidades particulares, numa tentativa do Governo Federal de centralizar o poder sobre as instituições de ensino superior.

No Paraná, era necessário criar alternativas para evitar o fechamento da Universidade. A forma encontrada na época para adequar-se à lei e continuar funcionando foi desmembrar a Instituição em faculdades autônomas, cada uma reconhecida individualmente pelo Governo Federal.

Durante cerca de 30 anos buscou-se restaurar a Universidade, objetivo alcançado no fim da década de 40, quando as faculdades existentes, acrescidas da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, foram reunidas sob a denominação de Universidade do Paraná. Para essa unificação, foi fundamental o apoio da imprensa e da comunidade paranaense.

Restaurada a universidade, em 1946 iniciou-se a batalha pela sua federalização. Flávio Suplicy de Lacerda, reitor da época, mobilizou as lideranças do Estado e, em 1950, passou a chamar-se Universidade Federal do Paraná, uma instituição pública e gratuita. Adotou-se o tripé Ensino, Pesquisa e Extensão, norteando as atividades da Universidade em direção ao desenvolvimento da comunidade em que está inserida.

Com sua federalização, a instituição passou por uma fase de expansão. A construção do Hospital de Clínicas (1953), do Complexo da Reitoria (1958) e do Centro Politécnico (1961) representaram sua consolidação. São 112 anos de história, marcados por perseverança e resistência. A UFPR é a maior criação da cultura paranaense, tendo sido eleita símbolo de Curitiba. Fruto da audácia de seus criadores, a UFPR é a mais antiga universidade do Brasil e motivo de orgulho para todos os paranaenses. (Site da UFPR).

Em 1951, através da Lei 1.401, específica para o ensino de Ciências Contábeis, reformulou-se  o ensino desse curso, desdobrando-o com o curso de Ciências Atuariais. Dessa forma, foram criados ambos os cursos com quatro anos de duração.

O curso de Ciências Contábeis, proposto desde 1952, teve publicado seu edital de concurso de habilitação para matrícula na primeira série, mas isso aconteceu apenas no ano de 1956, devendo entrar em funcionamento no ano seguinte. Em 1959, foram sete alunos diplomados. Em 1958, foram abertas 50 vagas para o curso de Ciências Contábeis.

Nessa época, o curso de Ciências Contábeis pertencia à estrutura da Faculdade de Ciências Econômicas e até 1961 tinha formado 29 bacharéis. Essa Faculdade era também composta pelos cursos de Economia e Administração. Em 1969, a Faculdade de Economia passou a ser denominada de Faculdade de Economia e Administração (FEA).

A partir de 1973, o Conselho Federal de Educação promoveu uma reforma reduzindo o número de faculdades e transformando muitas delas em Setores. Desta forma, o curso de Ciências Contábeis passou a pertencer ao Setor de Ciências Sociais Aplicadas, juntamente com os cursos de Economia, Administração e Direito e foram criadas as pró-reitorias dentro da estrutura da UFPR.

Esse Setor foi criado pelo Decreto nº 72.782, de 12 de setembro de 1973, e persiste até hoje, com exceção do curso de Direito, que se transformou no Setor de Ciências Jurídicas,  e em 2001 veio a fazer parte o Curso de Ciência da Informação, criado em 1998.

Atualmente, o Departamento de Ciências Contábeis está localizado na Campus Jardim Botânico, sito na Av. Pref. Lothário Meissner, 832 - Jardim Botânico, Curitiba (PR) e oferta anualmente 120 vagas a serem preenchidas pelo processo de vestibular. É um curso noturno com quatro anos de duração.

Conta atualmente com 28 professores, sendo que desses, cinco são mestres e os demais doutores em diversas áreas, tais como Contabilidade, Administração, Engenharia da Produção etc.

Atualmente, estão matriculados perto de 550 alunos na graduação e temos também a oferta de mestrado e doutorado em Contabilidade. Estes últimos são cursos stricto sensu, também gratuitos e ofertados no período diurno, com a opção de o aluno pleitear bolsas de estudo, quando disponibilizadas pelo MEC.

Na Academia de Ciências Contábeis do Paraná (ACCPR) temos vários acadêmicos egressos desse Curso, sendo que entre os que se formaram há mais tempo, podemos citar os Acadêmicos Luiz Fernando Torres Cardozo (1964), Moacir Carlos Baggio (1966), José Higino Buczenko (1968), Edilton José da Rocha (1974), Antonio Carlos Doro (1974), Odirlei Acir Tedesco (1988) e Antonio Gonçalves de Oliveira (1993).

Vários acadêmicos também são docentes desse Curso, podemos citar Eluiz Maria Miqueletto, Luiz Carlos de Souza, Luiz Rogério Farias e Vicente Pacheco. Também foi docente e hoje está aposentado o Acadêmico . Dalvino Nunes da Lapa Junior.

Este pequeno relato nos permite conhecer a história da UFPR e da criação do curso de Ciências Contábeis, um curso de excelência pela qualidade das suas instalações e do seu corpo docente e discente."

     Artigo por Vicente Pacheco 

As informações e opiniões manifestadas neste artigo são de inteira responsabilidade dos autores, e não necessariamente refletem posições do CRCPR ou são endossadas pela entidade. 


Reprodução permitida desde que citada a fonte.