Whatsapp Logo Quadrado Whatsapp Logo Quadrado

Notícias

Nesta série de três artigos, o presidente Laudelino Jochem, que encerra no dia 31/12 os quatro anos de sua gestão à frente do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná, presta contas das realizações da entidade ao longo desse período.


Laudelino Jochem, presidente do CRCPR (2020-2023)


Ao assumir a presidência do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná, em janeiro de 2020, jamais imaginara que poucos meses depois seria forçado a fechar as portas da entidade, para enfrentar uma das maiores calamidades que a humanidade já conheceu, a covid-19. Naquele momento, fomos obrigados a rever nosso planejamento e repensar todas as nossas estratégias.

Desde o início da gestão, tínhamos em mente que a tecnologia precisava ser a nossa aliada de primeira hora. Afinal, como definiu o filósofo e sociólogo polonês Zygmunt Bauman, vivemos a era da modernidade líquida, e a tecnologia é a ferramenta que possibilita nos adaptarmos, sobreviver e ter sucesso num mundo em que a única certeza é a mudança. A pandemia só fez acelerar o processo de digitalização e virtualização da sociedade, impelindo os avanços que estavam previstos para um horizonte de uma década, em vários campos das atividades humanas, a se tornarem realidade em pouco menos de dois anos.

"Ao assumir a presidência do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná, em janeiro de 2020, jamais imaginara que poucos meses depois seria forçado a fechar as portas da entidade, para enfrentar uma das maiores calamidades que a humanidade já conheceu, a covid-19. Naquele momento, fomos obrigados a rever nosso planejamento e repensar todas as nossas estratégias."

Nesse contexto de crise global, em que as empresas e, por consequência os profissionais da contabilidade, estavam na linha de frente dos impactos econômicos provocados por essa emergência mundial de saúde, nosso primeiro passo foi criar a TV CRCPR, o canal da entidade no YouTube, ferramenta de extrema importância para fazer chegar rapidamente aos profissionais da contabilidade informação confiável e de qualidade nas áreas contábil, fiscal, trabalhista e tecnológica, diante de tantas adaptações normativas e regulatórias que foram surgindo para possibilitar a continuidade do funcionamento das empresas durante os tempos de lockdown. Hoje, a TV CRCPR é um sucesso: estamos próximos de atingir meio milhão de visualizações, temos aproximadamente 145 mil horas de conteúdo, mais de 22,1 mil contadores inscritos e somos no momento o terceiro maior canal do Sistema CFC/CRCs.


Lançamos, ainda em 2020, o Podcast CRCPR, mais uma opção para levar mensagens e informações úteis para nossos profissionais. Desenvolvemos também um novo portal na internet, mais moderno, interativo, responsivo e atualizado. Tudo para facilitar a experiência dos nossos profissionais da contabilidade ao utilizar nossos serviços. Fomos pioneiros no lançamento de um aplicativo para celular, o APP CRCPR. Com ele, todos os profissionais da Contabilidade do Paraná podem ter os serviços do CRCPR na palma da mão. Hoje, milhares de profissionais usam essa ferramenta no seu dia a dia.

Na área da fiscalização e valorização profissional, avançamos muito. Fomos o primeiro CRC – e único, até o momento – a fazer uso de robôs e inteligência artificial no processo fiscalizatório. Essas tecnologias nos possibilitaram, em pouquíssimo tempo, localizar mais de 1200 escritórios contábeis irregulares no estado. Todos foram notificados a se regularizarem e fiscalizados. Desta maneira, usamos a tecnologia para tornar o exercício da profissão mais justo e equânime e valorizar os bons profissionais.

Igualmente, fomos o primeiro CRC utilizar as redes sociais como ferramenta de suporte à fiscalização, criando o Fiscal Digital CRCPR, perfil presente em várias plataformas e que muito tem contribuído com a rápida identificação de atipias, que antes só eram conhecidas por meio da fiscalização tradicional.

Criamos também o Termo de Transferência de Responsabilidade Técnica Eletrônico – TTRT-e. Por meio dessa ferramenta online, os profissionais contábeis informam ao CRCPR sobre as transferências de responsabilidades técnicas. Isso traz mais segurança e valorização à classe, pois existem muitas situações em que o profissional contábil precisa se resguardar, para evitar problemas, como nos casos em que os empresários constituem empresas, meses depois, simplesmente as abandonam, e nunca mais o profissional da contabilidade consegue ter contato com eles. Desde o lançamento do TTRT-e, já superamos a marca de 1800 transferências.


Neste universo cada vez mais tecnológico da nossa profissão, todos os contadores e empresas contábeis precisam ter certificado digital para realizar suas atividades, e isso representa um custo adicional. Pensando nisso, realizamos um chamamento público para que empresas certificadoras forneçam essa ferramenta gratuitamente a profissionais e empresas contábeis do Paraná. Esse processo resultou na realização de parcerias inéditas com a Federação dos Contabilistas do Paraná (FECOPAR) e com a empresa Soluti para o fornecimento gratuito de certificados digitais a profissionais e empresas contábeis com registro e situação regular no CRCPR. Como resultado, a classe contábil paranaense já soma uma economia de quase 350 mil reais.



Seja como ferramenta de trabalho ou de uso pessoal, quem não se comunica pelo WhatsApp hoje em dia? O CRCPR não poderia, portanto, deixar de oferecer esse canal de comunicação. Por isso, uma vez saímos na frente e lançamos o CADU, uma inteligência artificial que presta atendimento por WhatsApp aos nossos profissionais. E ao contrário da maioria dos atendentes virtuais que existem no mercado, que desperdiçam o tempo de cliente com um looping de opções que não atendem às suas necessidades, o CADU faz o primeiro atendimento, uma triagem por assunto, e em seguida direciona ao nosso time, que foi qualificado para atender de forma humanizada e rápida ao nosso público.

Identificamos ainda a necessidade de agilizar e ampliar o alcance de nossa comunicação, mas sem sobrecarregar o profissional contábil, que recebe diariamente uma quantidade brutal de informações necessárias ao desempenho de suas atividades. A solução encontrada foi a criação de 60 COMUNIDADES no WhatsApp, contemplando todas as nossas representações regionais e áreas temáticas de trabalho. Nesses grupos, em que as pessoas entram conforme seus interesses, nossas informações e campanhas são divulgadas por assunto e região.  Desta maneira, levamos informações úteis realmente a quem interessa, de maneira rápida e objetiva.

Na próxima semana, abordarei as ações do CRCPR para oferecer aprimoramento profissional e pessoal à classe contábil paranaense. Até lá!